Pesquisar no blog

Concurso INSS 2022: Vagas serão regionalizadas?

Iago Almeida

icone calendario 16 nov 2021

Atenção concurseiros! O concurso INSS segue sendo analisado pelo Ministério da Economia e poderá ser publicado em 2022. Mas, as vagas serão regionalizadas, em âmbito federal ou estadual? Saiba o que já se sabe sobre a seleção!

Concurso INSS: como será a disputa, estadual ou nacional?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue aguardando um aval positivo do Ministério da Economia para um novo concurso público.

A possibilidade de publicação de um novo edital segue sendo analisada. A previsão é que o documento saia em 2022, no primeiro semestre.

Mas, a dúvida que surge é a seguinte: o concurso terá vagas regionalizadas? Ao que tudo indica, sim, será um concurso estadual, ou seja, com separação de vagas por estado/região/microrregião.

Vale destacar que o mesmo acontece com os concursos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Vale destacar que isso distribuiu a concorrência, tornando ela menor ou maior, conforme as áreas oferecidas.

Já os concursos da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal reduziram a concorrência por região e tornou a disputa nacional.

Concurso INSS: haverá perda de 22% de servidores até 2026

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisa publicar um novo concurso público o mais rápido possível.

Isso porque, caso não publique um novo edital, o INSS terá que arcar com os desligamentos, que podem chegar a 22% em cinco anos, ou seja, baixa deve ser de 4.569 servidores até 2026.

Sendo assim há uma grande necessidade de reposições, o que faz a pressão por um novo certame aumentar cada vez mais.

Considerando o atual quadro de 20.301 servidores, o quantitativo será de 22,50% do efetivo, representando um risco à performance institucional.

“Soma-se a isso o fato de outras situações não previstas, tais como falecimento, afastamentos legais, demissões, exonerações e vacâncias, cessões, requisições e movimentações para outros órgãos”, disse o INSS.

Outro que será reduzido é o quadro de temporários. Haverá a saída de 2.275 contratados, pois os contratos terminarão em dezembro de 2021.

“(A saída) impactará diretamente no atendimento à população, ocasionando o aumento de demandas judiciais, aumentando o custo da máquina pública, além de provocar o não atendimento da população”, afirmou o INSS.

De acordo com o Instituto, a contratação possibilitará que o INSS cumpra sua missão institucional, “com o reconhecimento tempestivo de direitos previdenciários do RGPS e demais serviços prestados à sociedade, sem prejuízo ao atendimento aos cidadãos”, completou.

Confira 7 fatos de que o edital está cada vez mais próximo, clicando aqui .

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) disse que o orçamento para o novo certame já consta no projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), para 2022, que ainda será votado.

“Neste momento não existe saída para o INSS sem realizar concurso e contratar novos servidores. Estamos na luta para o novo concurso ser uma realidade“, enfatizou Moacir Lopes, secretário da Fenasps.

Concurso INSS: previsão é para 7,5 mil vagas

O pedido enviado para o Ministério da Economia é que sejam ofertadas no concurso  INSS um total de 7.575 vagas no ano que vem. Confira a previsão de cargos e distribuição das vagas:

  • Técnico do Seguro Social
    • Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas),
    • Combate à Fraude (734),
    • Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216),
    • Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40),
    • Serviço de Cobrança Administrativa (34),
    • Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e
    • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).
  • Analista do Seguro Social
    • Serviço Social (463 vagas), 
    • Reabilitação Profissional (702) e 
    • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).

Vale destacar que para a carreira de Técnico será cobrado o nível médio e o salário é de R$ 5,4 mil. Já para Analista, a cobrança é de nível superior, com salário de R$ 8,3 mil.

Vai ter redação no concurso INSS? Confira !

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais