Pesquisar no blog

Concurso MAPA: Órgão anuncia AgroNordeste, mas déficit ainda é alto!

icone calendario 20 ago 2019

O concurso MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ) anunciou as diretrizes estabelecidas para o Plano de Ação do Nordeste (AgroNordeste). Porém, as saídas no órgão triplicaram.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Concurso MAPA anuncia AgroNordeste

Foi anunciado no Diário Oficial da União, um plano de ação para o Nordeste (AgroNordeste), onde também foram publicadas as diretrizes pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Porém, um novo concurso MAPA é visto de caráter de urgência, pois as saídas triplicaram nos últimos quatro anos.

Esse é mais um projeto que entrará em vigor pelo MAPA. Entretanto, o órgão não tem um quadro de pessoal bem preenchido, o déficit vem aumentando cada vez mais com as aposentadorias. Para uma efetividade maior no AgroNordeste, serão necessários mais servidores.

O novo projeto que visa o desenvolvimento da agropecuária nordestina ficará sob coordenação do gabinete da ministra do estado do MAPA, Tereza Cristina, com as seguintes diretrizes:

  • Integras as ações empreendidas pelo MAPA e suas unidades vinculadas de forma a promover complementaridades e sinergias;
  • Atuar com ferramentas de Inteligência estratégica e territorial;
  • Identificar os entraves que comprometem a competitividade das cadeias agropecuárias de relevância ou com potencial de desenvolvimento e encaminhar as soluções pertinentes que sejam de domínio do MAPA;
  • Apoiar a melhoria dos sistemas produtivos, do beneficiamento e do processamento de produtos agropecuários;
  • Apoiar a ampliação do acesso dos produtores agropecuários da região aos mercados, assim como a sua diversificação;
  • Apoiar a ampliação do acesso dos produtores a crédito, assistência técnica e tecnologias, em especial no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos com maior valor agregado e de estratégias de convivência com a seca.

Número de saídas quase triplicaram no MAPA

Mesmo com o plano de ação para o AgroNordeste já estabelecido, o MAPA ainda sofre com uma vacância de pessoal. Somente de aposentadorias, foram 2.496 aposentados nos últimos quatro anos.

Este número foi extraído do Painel Estatístico de Pessoal (PEP), no site do Ministério do Planejamento. A maior parte das saídas foram classificadas como voluntárias, esse agravante acende um alerta para que o órgão possa ter um novo concurso autorizado para amenizar esse cenário.

No ano de 2019, o mês de março foi quem mais apresentou saídas por esse motivo, com 236 aposentados. O nível intermediário é quem apresenta mais abandonos, além disso, a maior taxa é no sexo masculino e na região Sudeste.

» Prepare-se para o concurso MAPA + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso MAPA: Edital publicado. Salário de R$ 8,3 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais