Pesquisar no blog

Concurso Ministério da Saúde: Mais 6 mil vagas são solicitadas. Entenda!

Iago Almeida

icone calendario 24 ago 2023

Atenção, concurseiros! O concurso Ministério da Saúde  recebeu aval para preencher 220 vagas para o cargo de Tecnologista. Entretanto, mais 6 mil vagas estão sendo solicitadas; veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Ministério da Saúde poderá ter mais vagas?

Sendo assim, um novo edital para o concurso público  do Ministério da Saúde deve ser publicado muito em breve, até dezembro de 2023.

Isso porque o ministério recebeu autorização para preencher 220 vagas para o cargo de Tecnologista. O anúncio foi da ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck.

Entretanto, o quantitativo anunciado não irá atender aos Hospitais Federais e Institutos Nacionais da pasta. Por isso, mais vagas estão sendo solicitadas.

O total é de mais 6.283 oportunidades solicitadas ao Governo Federal; todas são temporárias e seguem a Lei nº 8.745.

O documento esteve enviado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, na última terça-feira, 22 de agosto.

“Ressalto ainda que o Ministério da Saúde passou por alterações consideráveis em sua Estrutura Regimental, com o Decreto nº 9.795, de 17 de maio de 2019, com a incorporação de novas atividades, que redundaram em alterações nos processos de trabalho do Órgão, tornando a recomposição da força de trabalho ainda mais indispensável, principalmente pelo amplo quadro de servidores com previsão de aposentadorias nos próximos anos”, disse a ministra da saúde em sua solicitação.

Próximos passos para publicar o edital do Ministério da Saúde

Com o aval dado, o próximo passo é definir a comissão organizadora para dar andamento aos trâmites da seleção.

Posteriormente, uma banca será escolhida e contratada e logo após isso o edital se torna iminente e poderá sair a qualquer momento.

Lembrando ainda que o certame faz parte de um pacote de autorizações, com 4.436 vagas em novos concursos públicos para 20 ministérios.

Por fim, a remuneração inicial ainda será confirmada e a publicação do edital deve ocorrer dentro de um prazo de seis meses, ou seja, até 16 de dezembro.

Concurso Ministério da Saúde: Rio de Janeiro tem déficit de 10 mil vagas

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev RJ), o concurso Ministério da Saúde deve se tratar com urgência.

Conforme o Sindsprev RJ somente na rede federal de saúde do Rio de Janeiro, o déficit de servidores estatutários supera 10 mil vagas.

“Problema que tende a se agravar em face das novas aposentadorias que ocorrerão nos próximos anos”, diz a categoria.

Além disso, a nova ministra da Saúde, Nísia Trindade, ainda não mencionou medidas para reconstruir o Sistema Único de Saúde (SUS) e para realizar concursos.

O Sindicato dos Trabalhadores também informou que a falta de recursos provocou o fechamentos de setores importantes e a interdição de centenas de leitos nos seis hospitais e institutos federais do Rio de Janeiro.

“Em toda a rede federal, falta gente de carne e osso para atender a população. Se a nova ministra insistir na lógica de CTUs, ela não vai reconstruir nada. Esperamos que a Dra. Nísia entenda isto e assuma a bandeira do concurso público como essencial”, afirmou.

Além disso, recentemente o sindicato apontou que os hospitais federais do Rio de Janeiro continuarão sem contar com novos servidores.

“A Ciência e Tecnologia, normalmente, trabalha nos institutos, tanto no Into quanto no Inca. Hoje, o déficit na Saúde do Rio de Janeiro, nos hospitais federais, chega de 10 a 12 mil trabalhadores. Então, o que nós defendemos é o concurso público, seja de médico, técnico ou administrativo. Essas 220 vagas não resolvem o problema. É preciso que se tenha concurso, para a Saúde do Estado do Rio, principalmente para os hospitais federais”, disse Sidney Castro.

Saiba mais sobre o Concurso Ministério da Saúde: Edital publicado. 220 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais