Concurso MP AP: Edital previsto para ser publicado no início de 2021!

icone calendario 29 dez 2020

Devido a questões internas, a seleção MP AP não será aberta em dezembro. O prazo é que o primeiro edital saia em janeiro de 2021!

Mudanças de planos no concurso MP AP

Prevista para dezembro, a abertura de novas seleções para o Ministério Público do Amapá teve que ser adiada. A Assessoria de Imprensa do órgão explicou os motivos para que os editais não fossem publicados em 2020.

De acordo com o MP AP, problemas como a crise energética que assolou o estado, o aumento dos casos de Covid-19 (o que motivou o afastamento de servidores e membros do trabalho), bem como o recesso forense frustraram as expectativas.

Mesmo com o atraso, o Ministério Público confirmou que os concursos MP AP irão ocorrer em 2021. Em relação ao edital para técnicos e analistas ministeriais, houve atraso no exame profissiográfico.

Já em relação ao concurso para ingresso de promotores de justiça, o órgão está na fase de discussão do edital.

“Esperamos que sua publicação ocorra até o final de janeiro. O de servidores ocorrerá logo em seguida”, consta em nota.

Dessa maneira, a nova previsão é que os editais do certame MP AP sejam divulgados no início de 2021. A oferta inicial será de 19 vagas para carreiras dos níveis médio e superior. O órgão formará ainda um cadastro de reserva para uso durante o prazo de validade da seleção.

O Cebraspe foi escolhido como banca organizadora da seleção . O contrato para prestação dos servidores já foi assinado e divulgado no Diário Oficial de 17 de dezembro.

A banca será responsável por viabilizar as inscrições e a aplicação das etapas, como por exemplo, as provas objetivas.

Distribuição das vagas

Segundo informado pelo Ministério Público do Amapá, o primeiro edital do certame MP AP será promotor de justiça. No total, serão abertas nove vagas.

Para ingressar na carreira, é necessário ter bacharelado em Direito e, pelo menos, três anos de atividade jurídica. Os salários iniciais são de R$ 30.404,42, sem incluir os descontos com previdência e imposto de renda.

O segundo edital contará com seis oportunidades para técnico ministerial – área administrativa, que exige o ensino médio completo. Além de quatro chances para analista ministerial nas áreas de: Assistência Social, Psicologia e Tecnologia da Informação.

No caso dos analistas, o requisito é de nível superior nas especialidades descritas no edital . Não há dados atualizados sobre os ganhos iniciais dos servidores após aprovação na seleção .

De acordo com o Portal da Transparência, o MP do Amapá tem 428 cargos vagos. Desse quantitativo, 313 são de técnico, 95 de analista e 20 de promotor de justiça substituto.

Como o déficit é maior que o número de vagas que será aberto no certame, a expectativa é que o cadastro de reserva seja bem utilizado. A depender da disponibilidade orçamentária do órgão.

Saiba mais sobre o Concurso MP AP: Novo certame terá vagas para Analista, Técnico e Promotor!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais