Pesquisar no blog

Concurso MP MS: Publicado o regulamento do novo certame!

icone calendario 22 nov 2021

Atenção, concurseiros! O concurso MP MS já tem o regulamento que indica os requisitos para o próximo edital que será publicado. Saiba mais!

Este será o sexto concurso do Ministério Público do Mato Grosso do Sul e, de acordo com o documento publicado, os candidatos serão avaliados por meio de Provas Objetivas e Discursivas.

As Provas Objetivas terão caráter eliminatório e classificatório e serão constituídas por questões sobre Conhecimentos Gerais e Específicos, enquanto a Prova Discursiva será constituída por um texto dissertativo sobre assuntos relacionados com a área de atuação do cargo disputado.

Essas avaliações serão realizadas na capital do Estado, em Campo Grande.

Apesar das várias informações já divulgadas, os cargos e quantitativos de vagas ainda não são de conhecimento público.

Concurso MP MS: quais serão os requisitos para ingressar no órgão?

Segundo o regulamento publicado, os inscritos deverão cumprir os seguintes requisitos para garantir uma vaga no Ministério Público MS:

  • Ter sido aprovado e classificado no respectivo concurso público, na forma estabelecida neste Regulamento e no Edital de Abertura;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, nos termos do artigo 12 da Constituição da República Federativa do Brasil, ou no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, nos termos do § 1º do referido artigo;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  • Estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos e em dia com as obrigações eleitorais;
  • Ter cumprido os deveres do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • Estar com CPF regularizado;
  • Possuir comprovação da escolaridade exigida para o exercício do cargo;
  • Possuir o registro profissional no órgão competente e estar quite com as obrigações profissionais, quando for o caso;
  • Ser considerado apto em exame médico-pericial realizado por Junta Médica Oficial;
  • Não exercer cargo, emprego ou função pública e não acumular proventos de aposentadoria na administração pública federal, estadual ou municipal, exceto nas situações previstas em lei;
  • Não ter sofrido, no exercício da função pública, as penalidades disciplinares de repreensão, suspensão, multa, demissão, cassação de disponibilidade e destituição de cargo em comissão;
  • O candidatos não pode ter sido condenado criminalmente, nem estar sendo processado pela Justiça Federal, Estadual ou Militar do País.

Concurso MP MS: última edição

A última edição do concurso MP MS aconteceu em 2012 e ofertou 127 vagas para candidatos de nível fundamental, médio e superior.

O certame foi composto pelas etapas de Prova Objetiva para todos os cargos e de Prova Discursiva apenas para a carreira de Analista – Direito. Todas as avaliações foram aplicadas no mesmo dia e horário.

A Prova Objetiva foi constituída por matérias de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Direito e Legislação Institucional) e de Conhecimentos Específicos, que variaram de acordo com a carreira.

A segunda fase de avaliação foi composta por Provas Práticas aplicadas apenas para os cargos de Técnico I (exceto para a área de Informática), Técnico II e Auxiliar.

Vale destacar que o edital foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) naquele ano.

Saiba mais sobre o Concurso MPMS: Comissão formada. Vagas para Técnico, nível médio!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais