Pesquisar no blog

Concurso MP SP: Novo certame é aprovado pelo conselho!

Iago Almeida

icone calendario 09 set 2021

Boa notícia concurseiros! Um novo edital poderá sair ainda em 2021 para o concurso MP SP (Ministério Público de São Paulo), com oportunidades para Promotor Substituto. A aprovação do Conselho Superior é para 125 vagas!

Concurso MP SP: conselho aprova novo edital, que deve sair em breve

Podem comemorar concurseiros! O tão aguardado concurso para o Ministério Público de São Paulo , para a carreira de Promotor Substituto, enfim poderá sair ainda em 2021.

Isso porque o Conselho Superior do MP aprovou a seleção que ofertará um total de 125 vagas, a nível superior, com formação em Direito.

Além da escolaridade, o concurseiro deverá apresentar três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial do cargo é de R$ 28.883,87.

Agora, a comissão organizadora deverá ser formada para dar continuidade aos trâmites do certame. Em seguida, será a vez da banca ser escolhida, para assim, depois, o edital ser publicado.

Certame esperado desde 2019

Vale destacar que o concurso vem sendo aguardado desde 2019, quando a autorização foi dada pelo Conselho para preenchimento de 157 vagas.

Entretanto, devido à crise de saúde ocasionada pela pandemia da Covid-19, a seleção não andou.

Já em 22 de junho deste ano, o Procurador-Geral de Justiça, Doutor Mário Luiz Sarrubbo, falou sobre a possiblidade de realizar a seleção ainda em 2021. 

“Está chegando a hora de um movimento mais sério em relação a isso, muito embora o Conselho Superior esteja atuando e movimentando a carreira, muitos colegas não estão querendo a remoção ou promoção para alguns cargos, e essa pode ser uma sinalização importante, pois estamos com muitos cargos vagos, inclusive de substitutos, e portanto merece um estudo aprofundado, tanto que já solicitou do Secretário Executivo, Dr. Fernando Pereira, que o realize o mais breve possível para dialogar com o Conselho Superior e com o Órgão Especial a respeito das providências a serem tomadas”, disse Dr. Mário Sarrubbo, na ocasião.

Último concurso MP SP

Publicado em 2019 e com vagas para Promotor, o último concurso do Ministério Público de São Paulo ofertou 80 oportunidades.

A prova objetiva contou com 100 questões, sendo 15 de direito penal, 12 de direito processual penal, 10 de direito civil, 10 de direito processual civil, 12 de direito constitucional, 06 de direito da infância e da juventude, 04 de direito comercial e empresarial, 14 de tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, 04 de direitos humanos, 10 de direito administrativo e 03 de direito eleitoral.

Os melhores colocados foram convocados para a segunda fase, que foi a aplicação de uma prova escrita, isso dentro de um limite de 08 vezes o número de vagas oferecidas.

Na prova escrita foram elaboradas três versões pela banca, para sorteio de uma no momento do exame.

A primeira foi uma dissertação sobre direito penal, uma peça prática com ênfase em temas de direito processual penal e uma questão sobre temas de tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos.

Já a segunda teve uma dissertação sobre direto processual penal, uma peça prática com ênfase em temas de direito penal e uma questão sobre tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos.

E a terceira contou com uma dissertação sobre temas de tutela de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, uma peça prática com ênfase em direito processual penal e duas questões sobre direito penal.

Além disso, importante saber que cada dissertação valeu 03 pontos e a peça prática valeu 02. Agora, cada questão teve o valor de 01 ponto.

Houve ainda, depois, a aplicação de uma prova oral para todos os candidatos que foram aprovados.

Saiba mais sobre o Concurso MPSP: Edital publicado para Promotor. Até R$ 33,6 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais