Pesquisar no blog

Concurso MPMG: Saiu o gabarito das provas objetivas!

icone calendario 09 dez 2019

Foram publicados os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso MPMG (Ministério Público do Estado de Minas Gerais ), destinado para o cargo de Promotor.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Gabaritos das provas objetivas do concurso MPMG

Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso MPMG. O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, visa a contratação de novos Promotores de Justiça Substitutos.

Os candidatos que não concordaram com as respostas divulgadas pela banca organizadora, puderam entrar com pedido de recurso. Foi preciso que o participante tenha sido claro, consistente e objetivo ao elaborar o pedido.

A primeira prova do certame, também conhecida como prova preambular, foi realizada no dia 24 de novembro, e teve caráter eliminatório e classificatório. O exame foi aplicado no turno da manhã, das 08h às 12h.

A prova englobou 80 questões, de acordo com quatro grupos temáticos, sendo 20 questões para cada. Ao acertar uma questão, o candidato acumulou 0,5 ponto.

As disciplinas cobradas na prova preambular, foram:

Grupo l

  • Direito Constitucional;
  • Direito Eleitoral;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Financeiro e Tributário;
  • Teoria Geral do Ministério Público (Leis Orgânicas: Doutrina. Legislação).

Grupo ll

  • Direito Penal e Criminologia;
  • Direito Processual Penal.

Grupo lll

  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil.

Grupo IV

  • Direito Material Coletivo;
  • Direito Processual Coletivo.

Segunda etapa do concurso MPMG será em fevereiro

A segunda etapa do concurso MPMG já tem data marcada, sendo realizada apenas para os candidatos aprovados na primeira fase. As avaliações serão aplicadas nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2020, das 08h às 11h e das 14h às 17h, em local a ser divulgado.

Essas datas já estão atualizadas com a recente retificação, pois inicialmente as provas iriam acontecer nos dias 21 e 22 de março de 2020, conforme previsto no edital de abertura. Nessa segunda etapa, os candidatos deverão realizar uma peça processual ou dissertação sobre um tema abrangido pelo programa, que irá valer 4 pontos.

Após isso, haverá ainda uma prova discursiva, com três questões dissertativas, valendo 2 pontos azartnye-igry cada. As outras etapas avaliativas serão:

3ª etapa: Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, além de sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter subsidiário;

4ª etapa: Provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;

5ª etapa: Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Divulgado no mês de setembro, o edital de abertura oferta 50 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto. A exigência é que o candidato tenha bacharel em Direito e pelo menos três anos de Atividade Jurídica. O regime de contratação é o estatutário, que garante estabilidade. O salário inicial tem o valor de R$ 30.404,42.

Saiba mais sobre o Concurso MPMG 2022: Edital publicado. Iniciais de até R$ 6,2 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais