Pesquisar no blog

Concurso MPU 2018: Edital é previsto até esta sexta-feira (24)!

icone calendario 21 ago 2018

Atenção, concurseiros! Se prepare! O concurso MPU 2018 está muito perto: nesta segunda-feira (20), foi assinado o contrato entre o órgão e a banca organizadora do concurso, o Cebraspe!

Agora, resta apenas a conclusão do processo de remoção interna do órgão, que deve ser publicado nesta terça (21). Após isso, ocorrerá a divulgação do edital. O órgão trabalha com a publicação do documento prevista até esta sexta-feira (24).

» Prepare-se com a Apostila MPU 2018 + Curso Português (GRÁTIS) «

A banca organizadora já havia sido divulgado na última quinta-feira, no dia 16 de agosto.

Na manhã da quarta-feira (15), no Diário Oficial da União, foi publicado o edital de remoção interna do órgãoO documento é tradicionalmente divulgado antes de um novo concurso porque dá a possibilidade de quem já é servidor do órgão preencher os cargos vagos, antes de preencher com novos servidores.

O número do déficit de servidores é de 1.844. Para os cargos que serão ofertados no novo certame, o número é de 1.108 de Analistas de Direito e 482 de Técnicos de Administração.

Antes, o Ministério Público da União havia recebido autorização para custear o orçamento do novo certame apenas com os valores provenientes das taxas de inscrições!

O edital do novo concurso fica mais perto e pode ser publicado em outubro! O órgão inclusive já entrou em contato com a Secretaria de Orçamento Federal para solicitar o crédito especial.

O MPU estava recebendo propostas de bancas interessadas em organizar o certame desde o dia 24 de julho.

Instituições como o Cebraspe (Cespe/UnB) e a Fundação Carlos Chagas (FCC) foram algumas das empresas que enviaram as propostas, segundo a comissão responsável pelo certame.

O número de vagas ofertadas também foi confirmado: serão duas, uma para o cargo de Técnico em Administração e outra para Analista de Direito, além da formação de cadastro reserva. Vale lembrar que, apesar do número de vagas não ser grande, o MPU tem a tradição de chamar muitos aprovados em listas subsequentes. No último concurso, em 2015, foram mais de 5 mil aprovados lotados, em um concurso que ofertou 25 vagas iniciais, sendo 3 para Analista e 22 para Técnico.

Além do alto número de convocações, os salários também são diferenciados. Os interessados precisam ter o nível médio completo para concorrer ao cargo de Técnico do MPU e ao salário de R$ 7.618,61. Já o cargo de Analista de Direito tem o salário de R$ 11.916,90, e tem o requisito de nível superior no curso já citado.

Pesa também a favor de um certame ainda neste ano o fato do Ministério Público da União não poder usar aprovados em concursos de outros órgãos. Somando a isso, o número elevado de déficit de servidores, quase 1,7 mil, o concurso MPU 2018 passa de esperança para uma possível realidade ainda neste ano.

Expectativa é por edital em outubro

O MPU já está adiantando os trâmites burocráticos para a realização do certame, com a expectativa que o documento seja liberado em outubro, segundo Darci Rodrigues, diretor do SindMPU (Sindicato dos Servidores do Ministério Público da União.

O maior impeditivo para a realização do concurso é sobre o custeamento do certame, sendo que a Lei de Diretrizes Orçamentárias não determinava verba para este fim. Uma solução pode ser a junção dos valores através de ramos do órgão: o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Comissão divulga formato de provas

A comissão organizadora do certame MPU 2018 informou que os candidatos serão avaliados mediante provas objetivas. Para o cargo de Analista em Direito, haverá ainda uma etapa seguinte, de prova discursiva. O número de convocados para a segunda etapa, ainda segundo dados da comissão, pode chegar a mais de 4 mil candidatos.

Há diferenças nos modelos de provas apresentados pelas empresas interessadas: O Cebraspe apresentou o molde da prova objetiva com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

A Fundação Carlos Chagas, por outro lado, teria modelos diferentes para cada cargo, mas com 60 questões no total. Para o cargo de Técnico, o número de questões de Conhecimentos Básicos seria de 20, com 40 de Conhecimentos Específicos. Para Analista, a divisão seria igual: 30 questões de Conhecimentos Básicos e outras 30 de Conhecimentos Específicos.

Além disso, o candidato poderá tentar a carreira nas duas vagas ofertadas. Acontece que as provas serão aplicadas em turnos diferentes. As avaliações, como também a Perícia Médica e a Comprovação da Autodeclaração de candidatos negros, irão ocorrer em todas as capitais dos estados brasileiros, assim como em Brasília, no Distrito Federal.

» Prepare-se com a Apostila MPU 2018 + Curso Português (GRÁTIS) «

A Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais