Concurso MPU: Publicada remoção interna que favorece novo edital!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 23 dez 2020

É realizado pelo Ministério Público da União, seleção de remoção interna para Técnicos e Analistas. Essa remoção favorece a abertura do novo concurso MPU para reposição dos cargos vagos!

Remoção interna de servidores no MPU

O Ministério Público da União abriu novo concurso de remoção para Técnicos e Analistas. Dessa maneira, os próprios servidores podem ocupar cargos que estão vagos e mudar de lotação, conforme a disponibilidade e sua preferência.

A partir do certame de remoção interna, o servidor consegue mudar o local de trabalho e até mesmo o ramo de atuação. Por exemplo, ir do MPF (Ministério Público Federal) para o MPT (Ministério Público do Trabalho).

É comum que os órgãos realizem essa seleção interna antes da nomeação de candidatos aprovados ou da realização de uma seleção externa. Os cargos que, mesmo com o edital de remoção, permanecem sem preenchimento são disponibilizados aos aprovados nos concursos (ao público externo).

Nesta seleção de remoção interna, há 08 vagas disponíveis para Analista de Direito. A oferta é para o Ministério Público do Distrito Federal, Ministério Público Federal (nos estados de Goiás, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo) e Ministério Público do Trabalho (nos estados do Maranhão e Rio de Janeiro).

Há ainda 09 vagas para Técnico em Administração. Os servidores poderão se candidatar a transferência para o Ministério Público Federal (com oportunidades no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Sergipe e São Paulo).

Os Técnicos também encontram oportunidades no Ministério Público Militar (no estado do Paraná) e no Ministério Público do Trabalho (na unidade de Rondônia).

Novo concurso MPU é propósito da atual gestão

O PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2021, trouxe a previsão de 127 provimentos para o Ministério Público da União. Ao ser questionado se a reserva poderia favorecer um novo edital, foi afirmado pelo órgão que o concurso MPU segue como um dos propósitos da atual gestão.

Através de sua Assessoria de Imprensa, o órgão não trouxe detalhes se todos os provimentos seriam para o último concurso MPU, realizado no ano de 2018 e ainda em validade. Ou para um próximo certame da área de Apoio.

De acordo com o MPU, no momento, os esforços são para o combate a pandemia da Covid-19. Por isso, a expectativa é que os preparativos do edital voltem assim que a situação sanitária no país for normalizada.

“A realização de concurso público para o Ministério Público da União segue sendo um propósito da gestão. Neste momento, no entanto, a prioridade é a atuação no combate à Covid-19”, informa a Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República (PGR).

As 127 vagas presentes no PLOA 2021 são para três ramos do MPU, sendo eles:

  • Ministério Público Federal (cargos vagos): 97 provimentos;
  • Ministério Público Militar (cargos vagos): 15 provimentos;
  • Ministério Público do Trabalho (cargos vagos): 15 provimentos.

O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), que também é um ramo do MPU, não tem provimentos no Projeto Orçamentário para 2021.

Saiba mais sobre o Concurso MPU: Edital para a área de Apoio está em análise!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais