Pesquisar no blog

Concurso MPU: Órgão realiza esforços para divulgar edital este ano!

icone calendario 10 mar 2020

Foi confirmada pela Assessoria de Imprensa, que o órgão realiza esforços para divulgar o edital do concurso MPU (Ministério Público da União) ainda neste ano para repor o déficit de cargos.

Divulgação do edital do concurso MPU

O Ministério Público da União tem realizados esforços para divulgar o edital do novo concurso MPU ainda em 2020. Foi informada pela Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República, que o certame para novos servidores é alvo de preparativos internos. O objetivo é repor as vagas que estão sem preenchimento.

“Neste momento, não há prazos para realização do certame. Informamos apenas que o concurso é objeto de tratativas internas e que há, sim, um esforço para a realização de processo seletivo em 2020 para repor vagas em aberto”.

Segundo os dados do Portal da Transparência, o órgão tem um déficit de 2.011 cargos de Técnicos e Analistas. Esse número leva em consideração a vacância nos quatro ramos que compõem o MPU. Isto é, Ministério Público Federal (MPF). Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

No mês de janeiro, foi revelado pela Assessoria de Imprensa que o certame seria necessário para repor a carência, sobretudo de aposentadorias que aumentaram com a Reforma da Previdência.

A princípio, a exceção é para os cargos de Técnico de Administração e Analista em Direito. Isso porque, foram ofertados no certame de 2018 e ainda tem resultado final válido.

A maior carência de servidores é no Ministério Público Federal. No total, faltam 1.795 Técnicos e Analistas. Em seguida, vem o Ministério Público do Trabalho com 133 cargos vagos.

As especialidades de Técnico com atual vacância de pessoal são: Administração, Segurança Institucional e Transporte, Tecnologia da Informação e Comunicação, Edificação, Enfermagem e Saúde.

Já as de Analista são: Direito, Biblioteconomia, Desenvolvimento de Sistemas, Economia, Finanças e Controle, Gestão Pública, Ginecologia, Clínica Médica, Perito em Medicina, Perito em Medicina do Trabalho, Perito em Psicologia, Contabilidade, Perito em Antropologia, Suporte e Infraestrutura, Perito em Engenharia Civil, Perito em Engenharia de Segurança do Trabalho, Perito em Engenharia Elétrica, Estatística e Perito em Arquitetura.

MPU realiza levantamento de cargo para o concurso

Foi confirmado pelo órgão, o início dos preparativos para o novo concurso MPU, inclusive com o levantamento de cargos e vagas. Entretanto, ainda não é possível quantificar as oportunidades que serão abertas.

“Há sim uma perspectiva de que seja realizado concurso para servidores ainda em 2020. Essa informação já foi oficializada pela Secretaria-Geral do Ministério Público da União. O objetivo é repor vagas originárias, sobretudo, de aposentadorias, que aumentaram após a Reforma da Previdência. Embora as providências para que os concursos possam ser realizados já estejam sendo tomadas, não é possível neste momento apontar a quantidade bem como a distribuição das vagas existentes”.

O próximo passo para a abertura do concurso MPU é a nomeação oficial da comissão organizadora, que será responsável pelos trâmites até a divulgação do edital, o que inclui a contratação da banca organizadora.

De acordo com o direito executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU (SindMPU), Adriel Gael, a expectativa é que o edital do certame seja divulgo em agosto ou setembro. Uma vez que o órgão tem o histórico de abrir seleções para ingresso de servidores entre o final do primeiro semestre, e início do segundo semestre.

» Prepare-se para o concurso MPU + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso MPU: Comissão formada. Edital em 2024!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais