Compartilhar:

Concurso MPU: Por conta do Coronavírus, edital será divulgado no final do ano!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 19 mar 2020

Os preparativos do concurso MPU (Ministério Público da União) podem ser prorrogados por causa do Coronavírus, edital poderá ser divulgado no final do ano.

Preparativos do concurso MPU

Mediante a pandemia do Coronavírus, o Ministério Público da União pode prorrogar os preparativos do novo concurso MPU. Segundo informações do diretor executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU), Adriel Gael, o edital deve ser divulgado apenas no final do ano.

Em seu canal no Youtube , o diretor explicou que o cronograma do certame deve ser revisto diante da orientação dos órgãos públicos de evitar aglomerações. Mais de 50 provas de concursos em todo o Brasil já foram adiadas ou suspensas em função do Coronavírus.

Isso porque, as aplicações dos exames reúnem diversos candidatos em uma mesma sala, sem que a distância entre eles seja segura. Dessa maneira, Gael acredita que o edital da seleção, previsto para agosto ou setembro, seja publicado apenas no final de 2020.

“É óbvio que o surto de Coronavírus vai afetar o cronograma do concurso MPU. Deve ter um atraso em todo o seu planejamento. O edital que estávamos prevendo para o início do segundo semestre deve sair mais para o final do ano”, informa o diretor executivo do SindMPU.

Ainda foi recomendado pelo diretor, que as pessoas usem o período de quarentena para colocar os estudos em dia. O Ministério da Saúde solicita para que as pessoas fiquem em casa, sempre que possível, para impedir o avanço da contaminação pelo vírus.

Antes das medias de combate ao Covid-19, no dia 09 de março, a Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral da República informou que o concurso é o objeto de tratativas internas e que há, sim, um esforço para a realização do certame em 2020 para repor vagas em aberto.

Próximos passos do concurso MPU

A primeira etapa para abertura do concurso MPU é a formação da comissão organizadora, responsável pelos preparativos até a publicação do edital. O que inclui a definição da banca organizadora.

O número de vagas e os cargos ainda serão informados posteriormente. O concurso MPU tem como objetivo suprir a vacância de servidores no órgão, sobretudo as aposentadorias que aumentaram após a Reforma da Previdência.

O MPU já registra um déficit de 2.011 cargos de Técnicos e Analistas, conforme dados do Portal da Transparência. Esse quantitativo considera a vacância nos quatro ramos que compõem o MPU. Isto é, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A princípio, a exceção é para os cargos de Técnico de Administração e Analista em Direito. Isso porque, foram ofertados no concurso de 2018 e ainda tem o resultado final válido.

» Prepare-se para o concurso MPU + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso MPU: Edital para a área de Apoio está em análise!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais