Pesquisar no blog

Concurso MPU: SinMPU aponta que edital será divulgado em 2021!

icone calendario 26 maio 2020

Segundo informações do Sindicato Nacional dos Servidores do órgão, o novo concurso MPU (Ministério Público Federal) deve ter seu edital divulgado no primeiro semestre de 2021.

Edital do concurso MPU

De acordo com a previsão passada pelo diretor do Sindicato Nacional dos Servidores do órgão (SindMPU), Adriel Gael, o Ministério Público da União pode realizar o novo concurso MPU no primeiro semestre de 2021.

Em reunião com o representante do sindicato, o secretário-geral adjunto do MPU, Eitel Santiago, confirmou interesse em realizar o novo certame. Entretanto, com o avanço do Covid-19 no país, o órgão não teria tempo hábil para preparar a seleção em 2020.

“Existia sim a vontade da Administração de realizar o concurso este ano, mas com esse cenário da pandemia, a previsão é que o concurso ocorra no primeiro semestre de 2021”, informou Gael após reunião com Eitel Santiago.

Outros órgãos federais postergaram a abertura de seleções em decorrência do Covid-19 para garantir a segurança dos candidatos. Como por exemplo, o Senado Federal. A aplicação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), também foi adiada.

Dessa maneira, não haveria cenário favorável ou propício para realizar o concurso MPU. O diretor do Sindicato do órgão, também teria conseguido uma informação de bastidor que reforçaria o adiamento do certame.

De acordo com o diretor, o Cebraspe estava cotado como banca organizadora. Porém, não teria mais data para aplicação de provas no segundo semestre. O que também inviabilizaria que as avaliações para ingresso no MPU fossem ainda em 2020.

Segundo Adriel Gael, a boa notícia é que a seleção deve acontecer no próximo ano. Uma vez que será o último de Augusto Aras à frente da Procuradoria Geral da República (PGR). “Ele não vai passar pela gestão sem realizar concurso do Ministério Público da União”, salientou o diretor do SindMPU.

Preparativos do novo concurso MPU

Foi informado pela Procuradoria Geral da República, que os trâmites para o novo concurso MPU foram iniciados.

A próxima fase para o concurso MPU é a nomeação oficial da comissão organizadora, responsável pelos trâmites até o edital. O que inclui a contratação da banca organizadora.

O Ministério Público da União realizou, há quase dois anos, o último concurso para efetivos do MPU. O edital ofertou 47 vagas para os cargos de Técnico de Administração e Analista em Direito.

Todos os participantes foram avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. No mesmo dia, apenas os candidatos inscritos no cargo de Analista em Direito também prestaram uma prova discursiva.

Segundo o diretor do SinMPU, a criação do TRF6 (Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região), prevista no Projeto de Lei 5.919/2019, implicará na abertura da Procuradoria Regional da República da 6ª Região (PRR6), com sede em Belo Horizonte/MG.

O projeto para a PRR6, em análise na Câmara dos Deputados, propõe a criação de 18 cargos de Procuradores Regionais da República e 57 cargos efetivos (39 cargos para Técnicos e 18 cargos para Analistas). Além de 18 comissionados e 18 funções de confiança, gerando impacto de R$ 21 milhões no orçamento anual do Ministério Público da União.

Dessa maneira, abriria a prerrogativa de chamada de candidatos aprovados no concurso MPU 2018, e a abertura de um novo certame para cargos que não tem resultado em validade.

Saiba mais sobre o Concurso MPU: Edital em 2024. Vagas para Técnico e Analista!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais