• Página Inicial
  • Concurso Nacional Unificado: Saiba como acessar o cartão de resposta!

Concurso Nacional Unificado: Saiba como acessar o cartão de resposta!

icone calendario 11 set 2024

Atenção candidatos do Concurso Nacional Unificado !

Está disponível desde o dia 10 de setembro, a consulta e download da imagem do cartão de resposta.

O cartão de resposta, refere-se a folha em que o candidato preencheu o gabarito, a frase e o número correspondente ao caderno de questões.

Entretanto, a redação/prova discursiva, constante no verso, não foi disponibilizado. A previsão é que seja divulgado em 8 de outubro, com as notas finais da prova objetiva.

Continue comigo para saber como acessar o seu cartão-resposta do Concurso Nacional Unificado!

Como ver o cartão de resposta do CNU?

Primeiramente, o candidato deve fazer o login de acesso no portal gov.br

Em seguida, acessar a área do candidato

Por fim, na área do candidato, acesse a aba onde está escrito cartão-resposta.

Pronto. Feito isso, você terá acesso ao espelho do seu cartão de resposta, onde poderá fazer o download.

A disponibilização da imagens dos cartões, obedeceu conforme previa o cronograma oficial, com liberação em 10 de setembro.

Cronograma

Confira abaixo as próximas etapas previstas para o CNU:

  • Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva, 8 de outubro
  • Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva, 8 e 9 de outubro
  • Envio dos títulos, 9 e 10 de outubro
  • Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e às vagas reservadas aos candidatos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai), 17 de outubro
  • Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência, para verificar se efetivamente se trata de pessoas com deficiência, 17 a 25 de outubro
  • Resultado preliminar da avaliação de títulos, 4 de novembro
  • Previsão de divulgação dos resultados finais, 21 de novembro

Caderno de provas e gabaritos CNU

Por fim, vale destacar, que os candidatos do “enem dos concursos”, também podem conferir o caderno de provas e os respectivos gabaritos dos oito eixos temáticos.

Clique aqui para acessar

Quase um milhão de brasileiros prestaram a prova do concurso público nacional unificado, aplicada em 18 de agosto, em dois turnos e 228 cidades do país.

“Tivemos cerca de um milhão de participantes, de quase todos os municípios brasileiros, e estamos muito felizes com esse alcance gigantesco e com o resultado do CPNU que já é o maior processo seletivo para o serviço público da história do Brasil. Esse formato inovador com certeza auxiliará na melhoria do serviço público nacional”, afirmou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Vai ter concurso unificado em 2025?

Ao que tudo indica é uma possibilidade SIM, mesmo com a primeira edição do “enem dos concursos” ainda em curso.

Durante uma entrevista ao programa “Bom dia, Ministra” em 15 de agosto, Esther Dweck, anunciou que o concurso CNU 2025 pode ser aberto até março para garantir a realização das provas em agosto, considerado o mês mais adequado para o certame.

“A nossa análise é de que o ideal, se houver uma prova no ano que vem, seja em agosto. Por vários motivos, até por ser um ano depois da primeira edição. Achávamos que maio seria um mês tranquilo do ponto de vista climático, mas descobrimos que agosto é o melhor mês para o Brasil inteiro nesse aspecto”, disse Dweck.

Entretanto, para que o martelo da segunda edição do concurso unificado aconteça, é necessário disponibilidade de recursos no orçamento, enfatiza a Ministra do MGI.

“A decisão não está totalmente tomada, depende de disponibilidade orçamentária para novas vagas e uma série de outras coisas. No envio do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA 2025), o cenário para o ano que vem ficará mais claro, permitindo ou não a realização de um novo Concurso Unificado”, reforçou Esther Dweck.

Sendo assim, a decisão deve sair no final do ano ou no início do ano que vem.

Saiba mais sobre o Concurso CNU: Ministra projeta nova edição até março de 2025!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas