Pesquisar no blog

Concurso PC AL: Edital publicado com 500 vagas para Agente e Escrivão!

icone calendario 28 maio 2021

Foi publicado o edital do novo concurso PC AL ! A seleção conta com 500 vagas imediatas, para os cargos de Agente e Escrivão.

O concurso já estava previsto para ser lançado em maio e conta com a organização do Cebraspe.

Concurso PC AL: edital

Foi publicado nesta sexta-feira, 28, no Diário Oficial do Estado de Alagoas , o edital do novo concurso PC AL. No total serão ofertadas 500 vagas, sendo distribuídas da seguinte maneira:

Vale ressaltar que além do requisito da escolaridade, no caso dos candidatos ao cargo de Agente de Polícia, é necessário ser habilitado para conduzir veículos automotores, no mínimo, na categoria “B”, ou provisória.

Já os candidatos ao cargo de Escrivão devem ter certificado de curso de digitação, além da comprovação de conhecimentos de digitação e Informática, através de prova específica, para ambos os cargos.

Os aprovados serão lotados em unidades da Polícia Civil de Alagoas sediadas em qualquer município. As jornadas serão de 40 horas, segundo o regime estatutário.

Inscrições serão iniciadas no próximo mês

Os interessados em participar do concurso PC AL, poderão realizar a candidatura a partir das 10h do dia 7 de junho até as 18h do dia 12 de julho, através do site do Cebraspe .

Para ambos os cargos, será cobrado a taxa no valor de R$ 95,00. No momento da inscrição, o candidato deverá optar pelo cargo que deseja concorrer e por uma cidade de realização de provas, sendo elas: Arapiraca e Maceió.

Já a isenção da taxa, poderá ser solicitada por candidatos que estejam nas seguintes situações: desempregados, com renda per capita da família igual ou inferior a meio salário mínimo nacional, doadores de sangue ou trabalhadores que recebam até um salário mínimo por mês.

As solicitações poderão ser realizadas durantes os dias 7 e 21 de junho, no site da banca.

Provas do concurso PC AL serão aplicadas em agosto

Os candidatos serão avaliados por várias etapas, sendo elas: provas objetivas e discursivas; Teste de Aptidão Física (TAF); prova prática de digitação; avaliação médica; avaliação psicológica; apresentação e comprovação documental e sindicância de vida pregressa.

A segunda e última etapa do concurso será formada pelo curso de formação. As provas objetivas e discursivas ocorrerão nas cidades de Arapiraca e Maceió, no dia 29 de agosto, no turno da tarde.

As provas terão quatro horas e meia de duração, contendo 120 questões objetivas e uma discursiva. A avaliação de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais (50 itens) terá perguntas sobre: 

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Informática; e 
  • Atualidades.

As outras 70 questões serão específicas para cada cargo. Para ser considerado aprovado, será necessário obter nota igual ou superior a dez pontos em Conhecimentos Gerais, 21 pontos na parte Específica e 36 pontos no conjunto dos exames.

prova discursiva valerá 20 pontos e será composta por uma redação de, no máximo, 30 linhas sobre um tema de Atualidades. Somente serão corrigidos os exames dos aprovados na objetiva, na ampla concorrência, até a 412ª posição (agente) ou 148ª posição (escrivão).

Já para o TAF, serão convocados os 368 candidatos classificados, na primeiras provas, na ampla concorrência para o cargo de Agente, e os 132 primeiros no cargo de Escrivão. O exame ocorrerá em Maceió, em data e horário a serem divulgados pela banca.

Os aprovados no TAF, conforme a ordem de classificação limite, realizarão a prova prática e assim por diante, até a homologação do concurso. Após essa etapa, a seleção ficará válida por um ano, podendo ser prorrogada.

Saiba mais sobre o Concurso PC AL: Edital publicado para Delegado. 80 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais