Pesquisar no blog

Concurso PC BA: Edital pode ser publicado em janeiro! Saiba mais!

icone calendario 24 dez 2021

Atenção, concurseiros! Um concurso PC BA pode ser iniciado já em janeiro de 2022, de acordo com o governador Rui Costa. Saiba mais!

Uma nova seleção para a PC da Bahia, que é muito aguardada, teve mil vagas autorizadas, em meados de 2021, que ficaram distribuídas da seguinte maneira:

  • 100 vagas para Delegados;
  • 100 vagas para Escrivães; e
  • 800 vagas para Agentes.

Na época da autorização, a Delegada da Polícia Civil da Bahia , por meio de suas redes sociais, informou que o concurso PC BA seria lançado ainda no segundo semestre de 2021.

No entanto, esse prazo provavelmente não será cumprido e a seleção ficará para o próximo ano. Vale ressaltar que a expectativa de que o concurso seria aberto ainda em 2021 se deu porque o edital está previsto na Lei Orçamentária deste ano, o que indicava uma certa firmeza no lançamento do documento de abertura.

O pronunciamento sobre a autorização do concurso em 2021 foi feito pelo próprio governador do Estado, Rui Costa, que disse:

Autorizei ontem a Saeb, junto com a Secretaria de Segurança Pública, para iniciar os preparativos de fazer o concurso neste segundo semestre de cerca de mil vagas para a Polícia Civil”, afirmou Costa.

Apesar da autorização para 2021, o certame deve ficar para 2022. Dessa forma, podemos aguardar o lançamento do edital já no início do ano que vem.

Como foi o último concurso PC BA?

A última seleção da Polícia Civil da Bahia aconteceu em 2018 e ofertou 1.000 vagas para os cargos de Escrivão, Investigador e Delegado.

Na época, a banca organizadora do edital foi a Vunesp e os candidatos foram avaliados pelas etapas de Prova Objetiva, Prova Discursiva, bem como Teste de Aptidão Física e Exame Psicotécnico.

Além disso, os candidatos também passaram por Exames Biomédicos, Avaliação de Títulos e Investigação Social e de Conduta Pessoal.

Todos os contratados estão trabalhando no regime de 40 horas semanais e recebem salários que giram em torno de R$ 3,9 mil e R$ 11,3 mil por mês.

Por fim, é importante ressaltar que todos os cargos ofertados exigiam formação superior e, especificamente o de Delegado, requisitava o diploma de bacharel em Direito.

Saiba mais sobre o Concurso PC BA: Segurança terá mais de 4 mil vagas, diz secretário!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais