Pesquisar no blog

Concurso PC CE: MP move ação por um novo edital com urgência!

icone calendario 25 out 2022

Anunciado pelo governador, um concurso PC CE (Polícia Civil do Ceará) deve ser publicado em breve. Agora, o Ministério Público ajuizou uma ação civil pública para que o edital seja publicado!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Ministério Público cobra novo concurso PC CE

Portanto, a Polícia Civil do Ceará deverá ter um novo edital publicado em breve. Entretanto, ainda não há uma data concreta para isso.

Agora, o Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública no dia 17 de outubro contra o Estado, pedindo um edital e mais.

Assim, a finalidade de sanar problemas crônicos na estrutura física, de recursos humanos e na prestação de serviços em delegacias de Polícia Civil do Ceará.

Além disso, a ação foi ajuizada pelos promotores de Justiça atuantes no Controle Externo da Atividade Policial, tendo como amicus curiae (terceira parte na ACP) a Associação dos Delegados da Polícia Civil do Estado do Ceará (Adepol).

Eles, então, querem a realização de concurso público, aquisição de equipamentos e reestruturação de delegacias em todo o estado.  

A ação, com pedido de tutela de urgência, foi subscrita pelos titulares da 69ª, 128ª e 129º Promotoria de Justiça de Fortaleza, Ionilton Pereira do Vale, Fernanda Marinho de Andrade Gonçalves e Mathilde Maria Martins Telles, respectivamente.

“A apuração sobre a situação nas delegacias advém de Inquérito Civil Público instaurado pelo MPCE. Durante as investigações, os três promotores diagnosticaram as fragilidades nos equipamentos em tela, especialmente nas visitas técnicas realizadas com base no calendário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)”, explicou o MP.

Entre as fragilidades constadas estão o reduzido quadro funcional e em descompasso com o crescimento da população local, falta de treinamento continuado para os policiais, comprometimento da atividade fim da Polícia Civil, precariedade física em delegacias e falta de equipamentos fundamentais para o pleno desenvolvimento das atribuições da instituição.  

Veja todos os detalhes, clicando aqui!

Governador anuncia seleção para a PC CE

Assim, o concurso da Polícia Civil do C eará foi confirmado pelo governador eleito no estado, Elmano de Freitas, no último dia 14 de outubro.

Vale lembrar que, recentemente, Elmano de Freitas afirmou que este será o primeiro edital de sua gestão.

Além disso, ele também não confirmou o número de vagas e nem os cargos que serão contemplados no edital.

Mais convocações confirmadas

Fora o novo edital, o governador informou que todos os candidatos aprovados no concurso em andamento serão convocados.

Assim, realizado em 2021, o edital ofertou 500 vagas imediatas e outras 1.000 oportunidades em cadastro reserva.

Foram vagas para os cargos de Escrivão e Inspetor. O concurso recebeu total de 100.413 inscrições. Veja a distribuição:

  • Inspetor
    • Ampla, com 300 vagas
    • Cota Racial, com 80 vagas
    • PcD, com 20 vagas
    • CR, com 800 vagas
  • Escrivão
    • Ampla, com 75 vagas
    • PcD, com cinco vagas
    • Cota Racial, com 20 vagas
    • CR, com 200 vagas

Ambos os cargos exigiram formação de nível superior e salário inicial de R$ 3.732,86. 

Portanto, serão chamados mais aprovados para reforçar as áreas de inteligência e investigação do estado.

Recentemente, o resultado final  havia sido divulgado. Agora, restam aproximadamente 670 no cadastro de reserva que aguardam convocação.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso PC CE: Com novo edital previsto; corporação convocará 918 excedentes!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais