Concurso PC ES: Novo edital previsto e leis alteradas | Nova Concursos

Concurso PC ES: Novo edital previsto e leis alteradas, confira!

icone calendario 10 Maio 2021

Uma lei complementar, sancionada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, alterou a lei anterior sobre o ingresso no cargo de Delegado e demais cargos da Polícia Civil do Estado. Agora, um novo edital está previsto para o concurso PC ES .

Concurso PC ES: alterações na lei

Dentre as alterações que foram anunciadas pela Polícia Civil do Espírito Santo , a nova lei traz disposições sobre as etapas do concurso PC ES para o cargo de Delegado.

As mudanças aconteceram nas provas escritas e Curso de Formação Profissional (CFP). Veja como ficou:

  • Art. 1º A Lei Complementar nº 844, de 15 de dezembro de 2016, que dispõe sobre o ingresso na carreira de Delegado de Polícia Civil, passa a vigorar com as seguintes alterações:
    • Art. 2º
    • (…)
    • II – segunda etapa – exame intelectual, constituída de prova escrita – que pode tomar a forma de dissertação, de questões e/ou de elaboração de peça prática, de caráter eliminatório e classificatório;
    • (…)
    • VII – sétima etapa – aprovação em Curso de Formação Profissional ministrado pela Academia de Polícia Civil, de caráter eliminatório e indispensável ao exercício profissional, realizado antes do ato de nomeação. § 1º Os candidatos que obtiverem na prova objetiva o mínimo de 50% (cinquenta por cento) da pontuação total atribuída a esta fase participarão da prova escrita desde que classificados dentro do número máximo de candidatos aptos a fazerem a etapa subsequente, a ser previamente definido pelo edital, e os demais candidatos estarão automaticamente eliminados do concurso público.
      • §1º-A Os candidatos que obtiverem na prova escrita o mínimo de 50% (cinquenta por cento) da pontuação total atribuída a esta fase participarão da etapa subsequente desde que classificados dentro do número máximo de candidatos aptos a fazerem a etapa subsequente, a ser previamente definido pelo edital, e os demais candidatos estarão automaticamente eliminados do concurso público.
    • Art. 3º
    • (…)
      • § 1º O Curso de Formação Profissional será eliminatório e indispensável ao exercício profissional, realizado antes do ato de nomeação, e a aptidão para o exercício do cargo será aferida em função da adequação e da capacidade demonstrada pelo candidato, na condição de aluno, no desempenho de atos, de atividades inerentes ao cargo pretendido e pela presteza, correção e segurança demonstradas na realização dos exercícios teóricos e práticos que lhe forem solicitados.

Além do cargo de Delegado, as alterações abrangeram ainda os demais cargos da Polícia Civil do Estado. A alteração foi:

  • Art. 2º A Lei nº 3.400, de 14 de janeiro de 1981, que dispôs sobre o Estatuto dos Funcionários Policiais Civis do Estado do Espírito Santo, passa a vigorar com a seguinte alteração:
    • Art. 9º
    • (…)
      • § 1º Os candidatos serão submetidos à investigação de conduta (sindicância da vida pregressa) e ao exame psicotécnico, ambos de caráter eliminatório, sendo os critérios de avaliação deste exame previstos em edital do concurso.

Concurso PC ES: edital previsto

Um novo edital segue previsto para o concurso Polícia Civil do Espírito Santo. Segundo o mandatário, é esperada uma seleção por ano, com a oferta de poucas vagas.

“Nosso desejo é fazer um concurso por ano. Resolvemos esse concurso da polícia civil, militar e bombeiros, reabrimos o concurso de delegado, já que o que estava em andamento não tinha conserto. Vamos fazer concursos para policial militar, civil e bombeiros no ano que vem. Queremos fazer todo ano um pequeno número, para a gente não encontrar mais situações desesperadoras como as que eu encontrei em 2011 e 2019”disse ainda em 7 de dezembro de 2020.

Anteriormente, em outubro de 2020, o governador Casagrande anunciou o aumento no número de vagas na seleção do ano anterior (2019), que trazia 173 vagas.

Eram vagas para Investigador (60), Escrivão (20), Auxiliar de Perícia Médico-Legal (20), Médico-Legista (15), Perito Oficial Criminal (50) e Psicólogo e Assistente Social (4). Posteriormente, a distribuição ficou assim:

  • Investigador: 150 vagas
  • Escrivão: 130 vagas
  • Auxiliar de Perícia Médico-legal: 50 vagas
  • Médico-legista: 30 vagas
  • Perito Oficial Criminal: 76 vagas
  • Psicólogo e Assistente Social: 06 vagas

O orçamento previsto para este ano de 2021, foi registrado no Diário Oficial do Espírito Santo em setembro de 2020. Há verba para o concurso PC ES.

“Para o ano de 2021, o Governo do Estado prevê realização de concursos públicos em cinco Secretarias e Órgãos, considerados áreas com maior mobilidade de pessoal: as Secretarias da Fazenda (Sefaz), Educação (Sedu) e Justiça (Sejus), Polícia Civil e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). De acordo com o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, caberá a cada órgão definir prazos e quantitativo de vagas para cada um desses concursos”, afirmava a publicação.

Os salários iniciais para as carreiras variam entre R$ 5.103,84 e R$ 3.622,08, dependendo do cargo escolhido.

Saiba mais sobre o Concurso PC ES: Edital com vagas para os níveis médio e superior!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais