Concurso PC GO: Edital é autorizado para ofertar 550 vagas!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 19 ago 2020

O novo concurso PC GO (Polícia Civil de Goiás) tem edital autorizado e comissão organizadora formada, serão ofertadas 550 vagas destinadas para Agente e Escrivão.

Quer Receber Todas as Novidades da PC-GO?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PC-GO

Edital do concurso PC GO

Foi expedida uma recomendação pelo Promotor de Justiça, Fernando Krebs, da 57ª Promotoria de Goiânia, ao secretário estadual de Segurança Pública, Rodney Miranda, para que um novo concurso PC GO, destinado para os cargos de Agente e Escrivão, seja realizado e concluído em até um ano.

A informação foi confirmada pelo próprio Ministério Público de Goiás, em nota . A recomendação traz, também, a orientação para que, em até 180 dias, todas as delegacias do estado sejam compostas de ao menos um delegado de polícia, um escrivão e dois agentes.

“De forma que o atendimento da Polícia Civil aos cidadãos seja feito por um servidor efetivo do órgão e não mais por servidores comissionados ou cedidos por prefeituras”, salientou o promotor.

É informado pela promotoria, que por meio da Portaria nº 81/2007, iniciou uma investigação para apurar supostas irregularidades no quadro de servidores da Polícia Civil de Goiás.

Na recomendação é pontuada que, dos 246 municípios de Goiás, só 34% possuem delegados lotados e 57,7% contam com algum servidor policial (escrivão ou agente) lotado, e das 126 comarcas do Poder Judiciário, 50 não têm a presença de um delegado de polícia, o que contribui para a lentidão no andamento das investigações.

De acordo com um aval divulgado em outubro de 2017, o novo concurso PC GO pode ser publicado com uma oferta de 550 vagas, para os cargos de Agente e Escrivão.

Para concorrer a uma das vagas, será necessário o interessado ter o nível superior em qualquer área. A carreira de Agente, ainda precisa ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

A comissão organizadora já foi formada, o grupo que será responsável pelo certame foi definido no mês de março de 2018, composto por 12 servidores designados para elaborar e aprovar o termo de referência da seleção, que antecede o edital.

Segundo informações do Portal da Transparência do Estado de Goiás, o salário inicial para o cargo de Agente de Polícia é de R$ 10.500,00, já para a carreira de Escrivão o valor é de R$ 10.000,00.

Vale ressaltar, que o valor não inclui benefícios, como: vale alimentação, vale-transporte, auxílio moradia, plano de saúde, dentre outros.

Requisitos e atribuições dos cargos do concurso PC GO

Conforme informações do último edital do concurso PC GO, divulgado no ano de 2016, os requisitos para investidura nos cargos de Agente e Escrivão, são:

Agente

  • Diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria “B”.

Escrivão

  • Diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Com base no último edital da seleção, as principais atribuições designadas para os cargos de Agente de Polícia e Escrivão da Polícia Civil de Goiás, são:

Agente

  • Efetuar diligências a fim de prender criminosos; apreender objetos furtados e localizar pessoas; fazer investigações, realizar rondas noturnas e diurnas; policiar zonas impróprias para menores; desempenhar outras tarefas compatíveis com as atribuições do cargo.

Escrivão

  • Reduzir a termos ocorrências, declarações e depoimentos; expedir intimações, citações e notificações; redigir portarias, ofícios, mandados, termos, autos, ordens de serviço, editais, circulares, boletins ; executar os trabalhos de datilografia/digitação necessários ao desempenho de suas funções; desempenhar outras tarefas compatíveis com as atribuições do cargo.
Saiba mais sobre o Concurso PC GO: Edital irá ofertar 550 vagas para Agente e Escrivão!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais