Pesquisar no blog

Concurso PC MS: Comissão para 250 vagas já está formada!

icone calendario 05 abr 2021

Já está formada a comissão do próximo concurso PC MS . A seleção ofertará 250 vagas para diferentes cargos.

concurso PC MS  está oficialmente autorizado! Serão 250 vagas ofertadas para os cargos de Perito Papiloscopista; Agente de Polícia Científica; e Perito Oficial Forense Perito Criminal (Perito Criminal e Perito Médico-Legista).

Novidades para o concurso PC MS

O concurso PC MS já conta com comissão formada. Os nomes dos membros responsáveis por acompanhar todos os processos referentes à seleção foram publicados no Diário Oficial do Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira, 5.

O grupo será presidido por Roberto Gurgel de Oliveira Silva. Os servidores Viviane dos Santos Lima, Paulo Victor dos Santos Oliveira, Paulo Sérgio de Souza Lauretto e José de Anchieta Souza Silva também fazem parte da comissão.  

Segundo a publicação, também foram designados servidores para uma comissão permanente de avaliação específica para cada um dos cargos que serão ofertados no certame. Sendo assim, Márcio Cristiano Paroba ficará responsável pela seleção de Perito Papiloscopista.

O servidor Keller Luiz de Oliveira acompanhará os trabalhos referentes à seleção de Agentes de Polícia Científica. Por fim, Antônio César Moreira de Oliveira fará parte da comissão permanente para os cargos de  Perito Criminal e de Perito Médico legista.

Com a comissão formada, o próximo passo é a elaboração do projeto básico da seleção. O documento reúne algumas das principais informações sobre o concurso, como a oferta de vagas e etapas de seleção para que as organizadoras possam avaliar e encaminhar suas propostas.

Após essa etapa, poderá ser iniciado o processo de escolha da organizadora do concurso.

Serão ofertadas 250 vagas para o concurso PC MS

O novo concurso PC MS foi autorizado no início de março. A seleção será realizada pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização, em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul ofertará 250 vagas, que serão distribuídas da seguinte forma:

  • Perito papiloscopista: 38 vagas;
  • Agente de polícia científica: 100 vagas;
  • Perito oficial forense e perito criminal: 67 vagas; e 
  • Perito médico-legista: 45 vagas.

Todos os cargos têm como requisito o nível superior. No caso do Médico-Legista, o candidato deve ser graduado, especificamente, em Medicina. 

É esperado que o concurso siga os mesmos critérios da última seleção, realizada em 2013. Se isso de fato acontecer, os interessados ainda deverão ter idade mínima de 21 anos e máxima de 45 e CNH a partir da categoria B.

Outros detalhes como remunerações e benefícios oferecidos aos aprovados no concurso ainda precisam ser confirmados pela PC MS .

Último concurso PC MS 

O concurso PC MS já havia sido autorizado em 2018, no entanto os preparativos para a publicação do edital não tiveram andamento na época.

O motivo teria sido a necessidade de contenção de despesas, considerando que o estado estava acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) ao qual está submetido.

Na ocasião, foram anunciadas 170 vagas, sendo 40 para Perito Criminal, 40 para Médico Legista, 40 para Papiloscopista e 50 oportunidades para a carreira de Agente de Polícia Científica.

Como já é de costume em concursos da área policial, o concurso da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul deve contar com diversas etapas de seleção. Considerando o último concurso, que foi realizado em 2013, os candidatos foram submetidos a sete etapas:

  • Prova Objetiva;
  • Prova de Títulos;
  • Avaliação Psicológica (exame psicotécnico);
  • Avaliação Médico-Odontológica;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Investigação Social; e
  • Curso de Formação.
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil MS: Edital em planejamento para 2024. 400 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais