Pesquisar no blog

Concurso PC PA: Seplad anuncia que edital pode ser publicado até o mês de dezembro!

icone calendario 27 out 2020

A Seplad (Secretaria de Planejamento) confirmou que o edital do novo concurso PC PA (Polícia Civil do Pará), pode ser divulgado até o mês de dezembro. Confira!

Publicação do edital do concurso PC PA

No dia 26 de outubro, a Agência do Pará começou uma série de homenagens ao servidor público na semana que se comemora o Dia do Servidor (28 de outubro). E, dentre as diversas novidades anunciadas, a pasta relatou uma previsão de publicação do edital do concurso PC PA.

A pasta informou sobre a valorização, salários e qualificação. Em relação ao concurso PC PA, a Seplad passou um recado para quem está ansioso pelo edital do certame, dizendo que os esforços é para conseguir divulgar o documento até, no máximo, o mês de dezembro de 2020.

Entretanto, a pasta ainda não definiu uma data para publicar o edital de abertura. Essa previsão tem tudo para ser cumprida, haja vista que o contrato com a banca organizadora já foi assinado e a corporação não tem mais nenhum entrave que possa impedir a realização do novo concurso PC PA.

“Vamos fortalecer ainda mais o serviço público com novos concursos em 2021. Serão 3,9 mil vagas nesses dois, e ainda haverá certames na área da Saúde, Fazenda, Procuradoria-Geral e na própria Secretaria de Planejamento e Administração”, salienta a Seplad.

O concurso PC PA irá ofertar 1.495 vagas, destinadas para os cargos de Delegado, Escrivão, Investigador e Papiloscopista. As oportunidades pelos quatro cargos já estão confirmadas, sendo:

  • Delegado: 265 vagas;
  • Escrivão: 252 vagas;
  • Investigador: 818 vagas;
  • Papiloscopista: 160 vagas.

O candidato que sonha em ingressar na Polícia Civil do Estado do Pará, já pode confirmar a escolaridade dos cargos no concurso PC PA. Foi informado os níveis dos cargos.

Apenas a carreira de Delegado terá uma exigência específica. Os demais cargos irão permitir o ingresso de quem tenha graduação em qualquer área, sendo:

  • Investigador: graduação em qualquer área;
  • Escrivão: graduação em qualquer área;
  • Papiloscopista: graduação em qualquer área;
  • Delegado: bacharel em Direito.

Realização do novo concurso PC PA é urgente

A realização do novo concurso PC PA é aguardada com grande expectativa, pois além de renovar o efetivo também irá suprir um deficit que aumenta a cada ano. O efetivo está muito abaixo do esperado.

Segundo informações da delegada responsável pela Academia de Polícia Civil, Karina Figueiredo, isso faz com que muitos agentes tirem plantões extras e pessoas que trabalham em outras áreas acabam sendo deslocadas para reforçar as equipes.

“Para se ter uma ideia, na operação mais recente que fizemos, a Lua Nova, tivemos de pedir reforços do interior do Estado. Daí a enorme importância do concurso público. Sem contar que, todos os anos, um percentual considerável se aposenta. São duas instituições que precisam de reposição frequente”, salientou a delegada.

A Seplad prevê e trabalha para divulgar o concurso PC PA ainda em 2020, com a publicação do edital de abertura. Por isso, agiliza todos os preparativos finais para liberar o documento. O próprio diretor-geral, Alberto Teixeira, comentou sobre a expectativa de aplicar provas no início do ano de 2021.

“Nós temos a convicção de que ainda no primeiro semestre de 2021 teremos o início das provas de seleção para a Polícia Civil do Estado. Vamos disponibilizar vagas para delegado, escrivão e papiloscopista, todos de suma importância no desvendar de crimes naquilo que trabalhamos enquanto polícia judiciária. Vamos ofertar em torno de 1.500 vagas, o maior da história do órgão levado a efeito por este Governo. Ganha a sociedade, com mais segurança pública e a tão almejada paz social”, informou o delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil PA: Comissão formada. 237 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais