Concurso PC PA: Lista de inscritos é divulgada | Nova Concursos

Concurso PC PA: Lista de inscritos é divulgada!

icone calendario 08 mar 2021

Atenção concurseiros do Pará! Está disponível para consulta a relação final de inscritos do novo concurso PC PA . Serão oferecidas 1.088 vagas para quatro cargos da Polícia Civil do Estado.

O documento foi divulgado na última terça-feira (2), através de dois anexos, pela banca organizadora do concurso, o Instituto AOCP.

Um anexo conta com a lista de inscritos para Investigador, Escrivão e Papiloscopista, que somam 77.165 mil candidatos. O outro anexo traz a relação dos 22.700 inscritos para a vaga de Delegado. Ambas vagas são para ampla concorrência.

Concurso PC PA: Vagas e salários

O novo concurso da Polícia Civil do Estado do Pará está com vagas abertas para preenchimento de 1.088 cargos, distribuídas entre: Delegado (265 vagas); Escrivão (252 vagas); Investigador (506 vagas) e Papiloscopista (65 vagas).

Para o cargo de Delegado, o salário inicial é de R$ 18.050,00, com jornada de trabalho de 44 horas semanais. Para os outros cargos, a remuneração tem o valor de R$ 6.893,57, com jornadas de trabalho de 44 horas semanais.

O  certame conta com um novo requisito para ingresso na carreira de Investigador. Agora, além do nível superior completo, também é exigida a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, na categoria B.

Provas do Concurso PC PA mantidas?

Em fevereiro deste ano, a equipe do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, afirmou, pelo seu perfil no Twitter, que as provas do concurso e o todo o cronograma, estão mantidos.  

As provas do concurso PC PA acontecem nos próximos dias 21 e 28 de março e serão aplicadas nas cidades de Belém, Altamira, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.

“O concurso já conta com mais de 135 mil inscritos, e a realização do concurso manifesta a nossa prioridade pelo ingresso de mais servidores por meio de concursos. A SEPLAD trabalha sem medir esforços, além de cumprir todos os cronogramas de forma transparente”, relatou Thainná Alencar, secretária adjunta de gestão de pessoas da SEPLAD.

Entretanto, apesar da confirmação do governador do Pará, de que as provas do novo concurso PC PA estão mantidas, o futuro do certame é incerto. Isso porque a a deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA) enviou uma solicitação pedindo pelo adiamento dos exames.

Provas

As avaliações objetiva e discursivas estão dividas conforme o cargo, sendo: Delegado (Prova objetiva e peça processual dia 21/03/2021) e Investigador, Escrivão e Papiloscopista (Prova objetiva e discursiva: dia 28/03/2021).

Os candidatos aprovados na 1ª etapa, estarão classificados para as próximas, que serão:

  • 2ª etapa: Prova de Capacitação Física;
  • 3ª etapa: Exame Médico;
  • 4ª etapa: Exame Psicológico;
  • 5ª etapa: Investigação Criminal e Social.

Para os cargos de Investigador, Escrivão e Papiloscopista a prova objetiva será composta de 60 questões distribuídas por áreas de conhecimento. E para Delegado, serão 80 questões. Cada questão terá 5 alternativas, sendo que apenas uma será a correta.

Para as questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção assinalada, com rasuras ou preenchidas a lápis, será atribuído 0 pontos. O valor máximo da avaliação é de 10 pontos e o mínimo que o candidato deve registrar para não ser eliminado é 6 pontos.

Já a prova discursiva será composta por apenas uma questão de conhecimentos específicos e terá correção pela Banca Examinadora, cuja pontuação máxima será de 10 pontos.

Serão no mínimo 15 linhas, com máximo de 30, para elaborar a resposta da questão da Prova Discursiva. O mínimo de pontos para ser aprovado é 6.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil PA: EDITAL publicado com oferta de 1.088 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais