Pesquisar no blog

Concurso PC PR: Divulgação do edital é adiada devido ao Coronavírus!

icone calendario 18 mar 2020

Em reunião realizada, a banca organizadora e a corporação decidiram por adiar a publicação do edital do concurso PC PR (Polícia Civil do Paraná), devido ao risco de contaminação pelo Coronavírus.

Adiamento do edital do concurso PC PR

O avanço do Coronavírus no Brasil tem gerado um efeito cascata nos certames. Desde o dia 13 de março, diversos processos foram adiados e mais de 40 provas foram suspensas. No dia 18 de março, foi a vez do concurso PC PR ganhar um novo prazo.

Em nota, foi informado pela Polícia Civil do Paraná que discutiu o cronograma do certame com representantes da banca organizadora, Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre as deliberações ficou definido que o edital será divulgado ainda no primeiro semestre de 2020.

“O único fator que pode vir a gerar algum atraso no certame é a pandemia do Covid-19”, salientou o presidente da comissão, o delegado Fábio Amaro.

A reunião também contou com presença do coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, professor Altair Pivovar, e demais integrantes do corpo técnico da instituição. A previsão é que o concurso PC PR seja finalizado 12 meses após o lançamento do edital.

Vale ressaltar, que o contrato com a banca organizadora foi divulgado no dia 17 de março. Segundo o governo, após essa publicação, o edital sairia em até 10 dias úteis, sendo assim, até o dia 31 de março. Entretanto, conforme a corporação, a publicação foi estendida até o mês de junho.

Provas do concurso PC PR

As provas do concurso PC PR serão aplicadas na mesma data. A mudança foi anunciada no mês de dezembro de 2019, no Diário Oficial do Estado. Por unanimidade de votos, o conselho da Polícia Civil do Paraná decidiu pelas avaliações em apenas um dia.

Dessa maneira, as provas para os cargos de Investigador, Papiloscopista e Delegado serão realizadas no mesmo dia. Mediante a mudança, os candidatos terão que concorrer em apenas um ou, no máximo, dois cargos (se as provas forem em turnos diferentes).

No mês de setembro do ano passado, o conselho da Polícia Civil avaliou um ofício enviado pelo deputado estadual, delegado Recalcatti, ao secretário de Segurança. Após a análise, os conselheiros determinaram que o novo concurso da Polícia Civil do Paraná teria provas em dias diferentes.

Todavia, em uma nova votação, anunciada no dia 20 de dezembro de 2019, o conselho tornou sem efeito a deliberação anterior e decidiu pelas provas em um único dia. O motivo foi a oneração para os cofres públicos, considerando que seria necessária uma estruturação diferenciada para cada cargo.

» Prepare-se para o concurso PC PR + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PC PR: Conheça a Lei que reestrutura as carreiras policiais!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais