Compartilhar:

Concurso PC PR: Processo de abertura registra avanços internos!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 13 fev 2020

Na última semana, o processo de abertura do concurso PC PR (Polícia Civil do Paraná) registrou novos avanços internamente, previsto edital com oferta de 400 vagas.

Processo de abertura do concurso PC PR

O processo de abertura do concurso PC PR, que irá ofertar 400 vagas, registrou novos avanços nesta semana. Ao todo, foram sete movimentações, sendo cinco movimentações somente no dia 11 de janeiro de 2020.

São três processos, sendo um para cada cargo autorizado (Delegado, Investigador e Papiloscopista). Em todos os casos, os concursos foram recebidos nas mesmas unidades, sendo a última movimentação do Grupo Orçamentário e Financeiro Setorial (GOFS) para o Grupo Administrativo Setorial.

Neste último, os processos seguem em análise. A expectativa é para que os editais sejam divulgados ainda no primeiro semestre de 2020, sendo assim, até o mês de junho deste ano.

Desde dezembro do ano passado, o processo para definição da banca organizadora segue em andamento. Na ocasião, o governador do Paraná, em entrevista a Rádio RIC Mais, informou detalhes sobre as possíveis bancas organizadoras.

“O concurso já foi autorizado, passou pela Secretaria de Administração e está em fase de licitação para contratar a empresa. Geralmente é uma universidade que ganha”, relatou o governador.

De acordo com o governador, é provável que uma universidade seja escolhida. Sendo assim, para o concurso PC PR, duas bancas organizadoras estão entre as mais cotadas: o Núcleo de Concursos da Universidade do Paraná (UFPR) e a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL).

As provas do concurso PC PR serão realizadas no mesmo dia. A mudança foi anunciada no mês de dezembro de 2019, no Diário Oficial do Estado. Por unanimidades de votos, o conselho da corporação decidiu pelas avaliações ocorrerem em apenas uma data.

Dessa maneira, as provas para os cargos de Delegado, Investigador e Papiloscopista, irão ocorrer na mesma data. Mediante a mudança, os candidatos terão que concorrer em apenas um ou, no máximo, dois cargos (se os exames forem em turnos diferentes).

No mês de setembro de 2019, o conselho da Polícia Civil avaliou um ofício enviado pelo deputado estadual, delegado Recalcatti, ao secretário de Segurança. Após a análise, foi determinado pelos conselheiros que o novo certame teria provas em dias diferentes.

Entretanto, em uma nova votação, anunciada no dia 20 de dezembro de 2019, o conselho tornou sem efeito a deliberação anterior e decidiu pelas provas em um único dia. O motivo foi a oneração para os cofres públicos, considerando que seria necessária uma estruturação diferenciada para cada cargo.

Último concurso PC PR

Um dos últimos concurso PC PR, com vagas para as carreiras de Investigador, Papiloscopista e Escrivão, teve seu edital divulgado no ano de 2009. Na ocasião, a Cosp/UEL (Coordenador de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina) foi a banca organizadora. O certame ofertou 550 vagas.

A avaliação dos candidatos foi por meio de prova objetiva, composta por 50 questões, englobando as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Economia, Demografia Paranaense, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Estatuto da Polícia Civil, Legislação Específica, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Processual Penal.

Além disso, os participantes tiveram provas de higidez, aptidão física e investigação de conduta. Todas as etapas avaliativas do certame, foram realizadas na cidade de Curitiba/PR.

» Prepare-se para o concurso PC PR + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PC PR: Novo edital com 400 vagas anunciado!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais