Pesquisar no blog

Concurso PC PR: Provas de conhecimentos específicos para Delegado neste domingo (12)!

icone calendario 10 dez 2021

Atenção, concurseiros! O concurso PC PR aplicará suas provas para o cargo de Delgados no próximo domingo, dia 12 de dezembro, e a banca já divulgou as orientações para a realização das avaliações. Saiba mais!

Antes de mais nada, vale ressaltar que o concurso PC PR ofertou 400 vagas imediatas para cargos de Investigador e Papiloscopista de Polícia Civil, além do cargo de Delegado. Os inscritos para os dois primeiros cargos já realizaram suas avaliações e o resultado preliminar das avaliações discursivas já foi divulgado.

Além disso, os candidatos podem entrar com recursos contra esse resultado até o dia de hoje, 10 de dezembro.

Por outro lado, as provas sobre Conhecimentos Específicos para o concurso de Delegados serão aplicadas no dia 12 de dezembro, a partir das 13h30.

É importante apontar que as avaliações preambulares sobre outras matérias já foram concluídas e que, neste próximo domingo, somente os aprovados nessa outra etapa é que vão realizar as avaliações.

A banca organizadora, UFPR, divulgou orientações para a realização das avaliações, por isso, confira os detalhes e saiba o que é necessário levar no dia da avaliação!

Concurso PC PR: material de consulta

Primeiramente, vale dizer que, no edital em andamento da PC do Paraná , foi permitida a consulta a materiais de apoio para a Prova de Conhecimentos Específicos, como à Legislação, por exemplo.

Porém a banca organizadora informou o que será permitido e o que não poderá ser utilizado no momento da avaliação. Confira os Formatos de materiais PROIBIDOS durante o teste:

  • Anotações pessoais ou transcrições;
  • Legislação comentada, anotada ou comparada;
  • Códigos comentados, anotados, comparados ou com organização de índices temáticos estruturando roteiros de peças processuais;
  • Jurisprudências;
  • Súmulas, enunciados, Orientações Jurisprudenciais e resoluções de tribunais;
  • Utilização de marca texto, traços, símbolos, post-its ou remissões a artigos ou a lei de forma a estruturar roteiros de peças processuais e/ou anotações pessoais;
  • Utilização de notas adesivas manuscritas, em branco ou impressas pelo próprio candidato, inclusive Post-its;
  • Uso de separadores de códigos fabricados por editoras ou outras instituições ligadas ao mercado gráfico em branco.

Por outro lado, serão PERMITIDOS índices remissivos, simples utilização de marca texto, traço ou simples remissão a artigos ou a lei, bem como a separação de códigos por clipes e/ou por cores, providenciada pelo próprio candidato, sem nenhum tipo de anotação manuscrita ou impressa nos recursos utilizados para fazer a separação.

Também será liberada a utilização de separadores de códigos fabricados por editoras ou outras instituições ligadas ao mercado gráfico, desde que com impressão que contenha simples remissão a ramos do Direito ou a leis.

Por fim, os candidatos poderão ter materiais sublinhados, assim como circulados ou indicados de alguma maneira, desde que não hajam palavras escritas nos conteúdos.

Concurso PC PR: motivos para desclassificação

Além das orientações sobre os materiais de consulta, a banca também informou sobre as ações dos candidatos que podem levar à desclassificação. Dessa firma, fica proibido, por exemplo, realizar anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer outro meio que não os permitidos, ou ainda, recusar-se a entregar o material das provas (caderno de provas e versão definitiva) ao término do tempo destinado para a sua realização.

Também será punido com desclassificação os candidatos ao certame da Polícia Civil do Paraná que:

  • Afastarem-se da sala, a qualquer tempo, portando o caderno de provas ou a versão definitiva;
  • Descumprirem as instruções contidas no caderno de provas ou na folha de rascunho;
  • Utilizarem meios fraudulentos ou ilegais para obter para si ou para terceiros a aprovação no Concurso Público;
  • Praticarem atos contra as normas ou a disciplina ou que gerem desconforto durante a aplicação das provas;
  • Faltarem com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, autoridades presentes ou outro candidato;
  • Forem surpreendidos em comunicação com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicação; ou
  • Deixarem de cumprir instruções/determinações do Aplicador de Provas ou Inspetor.

O que os candidatos devem levar no dia da prova?

Por fim, é importante informar o que os inscritos precisam levar no dia da avaliação, como uma cópia impressa do Comprovante de Ensalamento, pois neste estarão indicados o local, o horário e o endereço de realização da Prova, de acordo com o Edital regulador.

Além disso, é preciso levar um documento oficial de identidade com foto recente, bem como sua própria garrafa com água, cujo frasco deverá ser transparente e sem rótulo, devidamente abastecida e em quantidade que entender suficiente para todo o período em que permanecer no local de prova.

Saiba mais sobre o Concurso PC PR: Conheça a Lei que reestrutura as carreiras policiais!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais