Pesquisar no blog

Concurso PC PR: Quais serão os próximos passos?

icone calendario 04 mar 2021

A suspensão do concurso PC PR (Polícia Civil do Paraná) deixou os candidatos extremamente confusos. Um dos principais motivos foi o fato da banca organizadora suspender as provas com poucas horas de antecedência.

A polêmica certamente levará ao cancelamento do contrato com a organizadora do certame, a Universidade Federal do Paraná. Mas e agora, quais serão os próximos passos?

Nova banca organizadora

Caso o contrato com a Universidade Federal do Paraná venha realmente a ser cancelado, outra empresa poderá ser contratada.

Se houve procedimento licitatório, a Polícia Civil do Paraná poderá chamar a segunda, terceira, quarta empresa colocada da licitação. Mas se não houve licitação, seria necessário adotar outro procedimento de contratação direta.

As inscrições podem ser reabertas?

Existe a possibilidade de reabertura das inscrições, mas provavelmente com uma nova banca. Isso porque o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, informou que o órgão adotará medidas legais para responsabilizar os envolvidos na suspensão.

O sentimento da Polícia Civil é de total indignação. É inadmissível que mais de 100 mil candidatos sejam tratados e desrespeitados da forma como foram. É um prejuízo para o cofre público, mas vou dizer que, acima de tudo, é um desrespeito com o ser humano”, relatou o Delegado.

Uma vez cancelado o contrato com a banca, uma nova empresa deverá ser contratada e, neste caso, com um novo prazo de inscrição. Mesmo os candidatos que já se inscreveram antes teriam que se inscrever novamente.

Quando teremos um novo cronograma?

Ainda não houve pronunciamento oficial por parte da banca, do Estado do Paraná ou da própria Polícia Civil. Portanto ainda não é possível prever nada com relação ao cronograma do concurso.

Caso a situação com a banca for judicializada, a probabilidade é de que ainda vai levar algum tempo. Uma vez que será necessária a assinatura do contrato e a formalização de um novo cronograma com outra organizadora.

Número de inscritos no concurso PC PR

As inscrições foram encerradas no dia 02 de junho de 2020 e contabilizaram mais de 100 mil inscritos. Desse total 34.884 corresponde aos candidatos do cargo de Delegado. 64.144 para Investigador e 7.304 para Papiloscopista.

O cargo com a maior concorrência é o de Delegado que conta com 697,68 candidatos por vaga. Já para Investigador são 213,31 candidatos por vaga.

Concurso PC PR: Vagas e salários

O concurso PC Paraná  oferece 400 vagas, sendo 350 divididas entre os cargos de Investigador e Papiloscopista; e 50 oportunidades para Delegado de Polícia.

As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:

  • Delegado de Polícia – 50 vagas

Os candidatos a esse cargo devem ser graduados em Direito.

  • Investigador de Polícia – 300 vagas

Para este cargo é exigido nível superior completo em qualquer área de formação.

  • Papiloscopista – 50 vagas

Para este cargo é exigido nível superior completo em qualquer área de formação.

Os salários partem de R$ 5.478,49 a R$ 13.831,10 dependendo do cargo. Para jornadas de 40 horas semanais.

Saiba mais sobre o Concurso PC PR: Conheça a Lei que reestrutura as carreiras policiais!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais