Concurso PC RJ: Publicada nova autorização para divulgação do edital. Confira!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 05 nov 2020

Foi publicado pelo governo do Rio de Janeiro, a autorização para a realização do novo concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro). Edital com vagas para todos os níveis de escolaridade!

Vale lembrar, que o Estado também realizará o concurso PM RJ com 2 mil vagas para Soldado. ⇒ Saiba mais ⇐

Autorização do concurso PC RJ

O Governo do Estado do Rio de Janeiro autorizou a realização do novo concurso PC RJ. No dia 05 de novembro, um novo aval para preenchimento de vagas foi divulgado no Diário Oficial do Estado.

Serão ofertadas vagas para os seguintes cargos: Auxiliar de Necropsia (nível fundamental), Técnico de Necropsia (nível médio), Investigador (nível médio), Inspetor (nível superior).

Além de: Perito Legista (nível superior), Perito Criminal (nível superior) e Delegado (nível superior em Direito). Os salários chegam a R$ 18.000,00.

Por mais que o aval não traga o número de vagas do novo concurso PC RJ, o governo do Estado informou no dia 04 de novembro, que serão preenchidas 864 vagas até o ano de 2022. Confira as oportunidades:

  • Auxiliar de Necropsia: 12 de vagas;
  • Técnico de Necropsia: 16 vagas;
  • Investigador: 118 vagas;
  • Inspetor: 597 vagas.
  • Perito Legista: 54 vagas;
  • Perito Criminal: 20 vagas;
  • Delegado: 47 vagas.

Inicialmente, de acordo com o governo, serão convocados 73 candidatos aprovados para os cargos. Os demais candidatos serão chamados conforme o prazo de validade do certame , à medida que surgirem novas vacâncias na corporação.

Quer Receber Todas as Novidades da PC-RJ?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PC-RJ

Também foi anunciado pelo governo do Estado, que o concurso PC RJ deve ser realizado no primeiro semestre de 2021. O prazo já tinha sido adiantado pelo secretário de Polícia Civil do Rio, Allan Turnowski, em coletiva de imprensa no início do mês de outubro.

Após a autorização, o próximo passo para o concurso PC RJ é a definição das bancas organizadoras. A Polícia Civil do Rio de Janeiro terá que contratar uma instituição para receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção , como provas objetivas.

Nova-PCRJ

Pontuação de produtividade no concurso PC RJ

A partir do mês de novembro de 2020, a Polícia Civil do Rio de Janeiro terá uma nova pontuação de produtividade. Dessa maneira, os candidatos aprovados no novo concurso PC RJ já estarão submetidos a essas novas regras.

Uma das novidades é o aumento da pontuação para a solução de casos de feminicídio, de quatro para cinco pontos. Já a solução de crimes cometidos por organizações criminosas de milícias, irá passar a figurar no alto da tabela.

Em primeiro lugar, com a maior pontuação está a lavagem de dinheiro. Para assegurar os pontos, é necessário que, na solução do caso, os policiais empreguem técnicas especiais de investigação.

Em seguida na tabela de pontuação, constam as soluções de homicídios, latrocínios e, agora, os feminicídios, com cinco pontos cada um.

Inicialmente, as informações foram publicadas pelo jornal Extra e depois confirmadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro em suas redes sociais no dia 19 de outubro de 2020. É estabelecido pela pontuação, critérios para qualificação do trabalho das unidades policiais.

De acordo com informações da corporação, a medida não prevê gratificação aos policiais, somente cria um relatório de ranqueamento para análise de produtividade das delegacias. Assim como criação de estratégias para ações futuras.

Mediante a expansão da ação das milícias no Estado do Rio de Janeiro, o atual secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, determinou a inclusão dos crimes tipificados no artigo 288-A do Código Penal no segundo lugar, com cinco pontos. Este tipo de ação criminosa não constava do ranking.

Essa pontuação serve para medir a produtividade dos policiais e de cada delegacia. Ao analisar esses dados, a PC RJ consegue traçar estratégias e fazer um mapeamento mais profundo de suas ações e investigações.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Governo autoriza novo edital com mais de 800 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais