Pesquisar no blog

Concurso PC RJ: Governador avalia convocar mais aprovados para o TAF. Entenda!

Iago Almeida

icone calendario 18 maio 2022

Muita atenção concurseiros! O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, está avaliando duas petições para que mais aprovados possam ser convocados para o TAF no concurso PC RJ . O certame oferta 400 vagas!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova  . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso PC RJ: mais convocações podem surgir?

Se depender das comissões do concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro , sim! Essa é uma solicitação ao governador do estado, Cláudio Castro.

Assim, o governador segue avaliando duas petições enviadas, que pedem aumento no número imediato de chamadas para o Teste de Aptidão Física.

Sendo assim, os documentos pedem para que todos os classificados na prova objetiva sejam convocados, para que possa ser formado um cadastro de reserva eficiente. 

Convocações até o momento

Sendo assim, por enquanto seguem mantidas as 4.800 convocações para o teste. Portanto, confira os números:

  • Auxiliar de necropsia: 150 convocados (sendo 97 para ampla concorrência; 30 para negros e índios; oito para deficientes; 15 para hipossuficientes econômicos);
  • Técnico de necropsia: 150 convocados (sendo 97 para ampla concorrência; 30 para negros e índios; oito para deficientes; 15 para hipossuficientes econômicos);
  • Investigador: 2.000 convocados (sendo 1.300 para ampla concorrência; 400 para negros e índios; 100 para deficientes; 200 para hipossuficientes econômicos);
  • Inspetor: 2.000 convocados (sendo 1.300 para ampla concorrência; 400 para negros e índios; 100 para deficientes; 200 para hipossuficientes econômicos);
  • Perito criminal: 200 convocados (sendo 130 para ampla concorrência; 40 para negros e índios; 10 para deficientes; 20 para hipossuficientes econômicos);
  • Perito legista: 300 convocados (sendo 195 para ampla concorrência; 60 para negros e índios; 15 para deficientes; 30 para hipossuficientes econômicos).

Convocações solicitadas

Entretanto, as petições buscam aumentar o quantitativo de chamadas imediatas para o teste físico em todos os cargos. Veja o que é solicitado para cada um a seguir:

  • Inspetor: chamada de todos os aprovados, incluindo os 1.164 que estariam fora das convocações imediatas (seriam 3.164 ao todo);
  • Investigador: chamada de todos os aprovados. Inicialmente, a proposta é incluir 1.200 candidatos na chamada imediata para o TAF (seriam 3.200 ao todo). Os demais poderão ser convocados durante o prazo de validade do concurso. 
  • Auxiliar de necropsia: chamada de todos os aprovados. Inicialmente, a proposta é incluir 75 candidatos na chamada imediata para o TAF (seriam 225 ao todo). Os demais poderão ser convocados durante o prazo de validade do concurso. 
  • Técnico de necropsia: chamada de todos os aprovados. Inicialmente, a proposta é incluir 75 candidatos na chamada imediata para o TAF (seriam 225 ao todo). Os demais poderão ser convocados durante o prazo de validade do concurso. 

Governador está sensível ao pleito

Quem entregou as petições ao governador foi o delegado Marcus Vinicius Braga, ex-secretário da Polícia Civil do Rio.

Sendo assim, os documentos foram entregues no último dia 16 de maio. O delegado estava como representante das comissões de aprovados.

“Fui como representante das comissões entregar as duas petições que as comissões de aprovados fizeram. O governador se mostrou muito sensível a causa”, disse o delegado.

Posteriormente, pelas redes sociais, o governador anunciou que conversaria com o atual secretário da Polícia Civil e o chefe da Casa Civil ainda nesta semana, para avaliar o pleito.

“Queria reiterar o respeito e carinho não só pela Polícia Civil, mas pelo funcionário público e pelo concurseiro. Sabemos que para Segurança Pública só se entra com concurso. Nós já tiramos a cláusula de barreira e eu já estava sensível com a questão do TAF. Acho importantíssimo que todos estejam aptos para caso precisemos. E nós sabemos o quanto precisamos”, disse Cláudio Castro. 

Como será o teste de aptidão física do concurso Polícia Civil RJ?

Assim, os Testes de Aptidão Física estão se aproximando. Assim, saiba o que será cobrado nele:

  • Flexão de cúbitos (braços);
  • Flexão abdominal;
  • Corrida de velocidade;
  • Corrida de resistência. 

Além disso, a metragem e o tempo serão distintos para homens e mulheres, conforme consta nos editais.

Entretanto, ainda não há uma data definida para que essa etapa aconteça. Ela será realizada apenas no município do Rio de Janeiro  .

Posteriormente, os classificados ainda serão submetidos a exame psicotécnico e exame médico, além do curso de formação profissional e prova de investigação social. 

Concurso PC RJ: detalhes da seleção que oferta 400 vagas

Em suma, o concurso oferta 350 vagas para carreiras de níveis fundamental, médio e superior. Portanto, confira a distribuição:

  • Nível Fundamental
    • Auxiliar de Necropsia: 10 vagas
  • Nível Médio
    • Técnico de Necropsia: 10 vagas
    • Investigador: 200 vagas
  • Nível Superior
    • Inspetor: 100 vagas
    • Perito Legista: 25 vagas
    • Perito Criminal: 05 vagas

Além disso, os salários dos aprovados no concurso variarão entre R$ 4.606,29 e R$ 9.924,06.

É igualmente essencial destacar que as Provas Objetivas da seleção ocorreram entre os meses de dezembro e fevereiro. 

Vale destacar ainda que um outro edital, separado desse, oferta 50 vagas de Delegado, a nível superior.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais