Pesquisar no blog

Concurso PC RJ: Confira o que falta para edital ser divulgado!

icone calendario 14 fev 2020

Previsto desde o ano de 2018, o concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) ainda está na dependência para a resolução de alguns trâmites, para finalmente divulgar o edital.

Divulgação do edital do concurso PC RJ

A PC RJ prepara um novo concurso com oferta de 864 vagas para todos os níveis de escolaridade. O edital já foi autorizado pelo govenador Wilson Witzel, teve parecer favorável da Secretaria de Casa Civil e a corporação já recebeu propostas de bancas organizadoras.

O edital ainda encontra alguns entraves para ser divulgado. O primeiro deles, é o término da licitação para escolha da banca organizadora. A Assessoria de Imprensa da Polícia Civil, informou que sete bancas organizadoras apresentaram propostas.

Depois, representantes entregaram documentação técnica para análise. O próximo passo será conferir todos os documentos e verificar se o preço está compatível com o mercado. Só então uma banca será considerada vencedora da licitação e o resultado publicado no Diário Oficial.

Em seguida, a PC RJ irá assinar o contrato com o a banca organizadora escolhida. Mediante isso, as partes poderão ser reunir para fechar os detalhes do edital, como o cronograma das atividades. E enfim, o documento poderá ser publicado.

Dessa maneira, faltam as seguintes etapas para que o concurso PC RJ seja aberto:

  • Término da licitação para definição da banca organizadora;
  • Publicação do resultado no Diário Oficial;
  • Alinhamento entre as partes quanto as datas de inscrição e provas.

Foi apontado pela Assessoria da Polícia Civil, que tais trâmites não devem demorar a ser concluídos. Segundo o setor, a orientação interna é agilizar todos os processos. Isso porque, a corporação que publicar os editais o quanto antes.

Nova-PCRJ

Ainda será confirmado se será um documento por cargo ou por nível de escolaridade. Por enquanto, a PC RJ abriu duas licitações, sendo uma para ficar à frente do certame para Delegado.

O outro processo licitatório, é para definição da banca organizadora dos concursos para os demais cargos autorizados. Isto é, Técnico de Necropsia, Auxiliar de Necropsia, Inspetor, Investigador, Perito Legista e Perito Criminal.

Etapas avaliativas do concurso PC RJ

Foi confirmado pela Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro, quais serão as etapas avaliativas do novo concurso PC RJ. Isso está descrito nos termos de referência para os editais.

Delegado

  • Prova Objetiva;
  • Prova Discursiva;
  • Prova Orais;
  • Prova de Capacidade Física;
  • Exame Psicotécnico;
  • Exame Médico.

Demais Cargos

  • Prova Objetiva;
  • Prova de Capacidade Física;
  • Exame Psicotécnico;
  • Exame Médico.

As provas serão aplicadas apenas na cidade do Rio de Janeiro/RJ, os candidatos aprovados em todas as etapas ainda serão submetidos a cursos de formação e prova de investigação social, na Acadepol.

Do total de oportunidades, 12 vagas serão para Auxiliar de Necropsia (nível fundamental), 16 vagas para Técnico de Necropsia (nível médio), 54 vagas para Perito Legista e 20 vagas para Perito Criminal (nível superior em áreas específicas).

Existem também uma autorização para 47 vagas para a carreira de Delegado (nível superior em Direito), 597 vagas para Inspetor (nível superior em qualquer área) e 118 vagas para Investigador (nível médio).

» Prepare-se para o concurso PC RJ + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais