Pesquisar no blog

Concurso PC RJ: Secretário cria planos para diminuir violência no Estado!

icone calendario 28 set 2020

O novo secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, faz planos para enfrentar a violência no estado. O concurso PC RJ é essencial para repor quadro de servidores.

Secretário quer diminuir violência no Estado

O novo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Allan Turnowski, faz planos para enfrentar a violência no estado. O delegado quer atacar o aspecto financeiro das milícias e avançar investigações em andamento, como a da morte da vereadora Marielle Franco.

“A sociedade precisa perceber que a polícia faz parte dela e está ali para protegê-la”, relatou o secretário em entrevista ao jornal O Globo.

Para isso, será essencial a nomeação de mais policiais civis por meio do novo concurso PC RJ. A corporação precisa de mais agentes na ativa, para dar conta de todas as atividades e investigações no estado do Rio de Janeiro.

Sobre a redução no número de roubos de carros e de cargas, foi pontuado por Turnowski: “A meta é sempre zerar, apesar de ser um sonho. As palavras de ordem serão integração e união. Não dá para a Polícia Civil combater a criminalidade sem se integrar com a Polícia Militar”.

Por outro lado, um levantamento do Instituto Sou da Paz revelou que, em 11 estados, 70% dos homicídios não são solucionados. Entre os estados que responderam à pesquisa, o Rio de Janeiro teve o prior resultado. Somente cerca de 11% dos homicídios são esclarecidos.

O baixo efetivo pode ser uma das possíveis justificativas para essa porcentagem. Das 23.000 vagas previstas em lei para Polícia Civil do Rio de Janeiro, mais de 15.000 vagas estão sem preenchimento.

Nova-PCRJ

Nos próximos anos, o quadro de servidores pode ser ainda menor porque parte dos 8.000 agentes em atividade já podem se aposentar.

Em entrevista, Turnowski informou que a prioridade em sua nova gestão será atacar os crimes de rua. Como por exemplo, roubos de celular e de carros, além dos assaltos em coletivos.

“A polícia, muitas vezes, se preocupa em fazer grandes operações em favelas, mas se esquece de combater os roubos comuns, por achar que são menos importantes, mas não são. É isso que traz a sensação de insegurança. Falta um equilíbrio entre as ações. É isso que quero empregar na minha administração”.

Realização do novo concurso PC RJ

O novo secretário já foi chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro nos anos de 2009 a 2011. Em sua gestão, Turnowski valorizou a abertura de concursos PC RJ e realizou a convocação de candidatos aprovados.

No ano de 2009, o delegado publicou um edital ofertando 150 vagas para o cargo de Delegado. A carreira teve exigência de nível superior em Direito para inscrição.

Em 2010, Turnowski foi escolhido como patrono da turma de aprovados no certame . Na formatura da Academia de Polícia (Acadepol), ele destacou que o grupo chegaria em um momento importante para o Rio de Janeiro, com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

“O delegado tem que saber gerar uma equipe e nós precisamos muito de vocês para a oxigenação da polícia”, salientou Allan Turnowski, na época.

O delegado ainda realizou convocações de concursos para Investigador e Oficial de Cartório. Já no ano de 2011, Allan Turnowski deu início aos preparativos da seleção para Perito Legista, que foi aberta na gestão da delegada Martha Rocha.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais