Pesquisar no blog

Concurso PC RJ: Edital passa por últimos ajustes antes de publicação!

icone calendario 04 dez 2019

O edital do concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro ) passa por últimos ajustes e registra avanços para a publicação.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Edital do concurso PC RJ

Os processos para abertura do concurso PC RJ que irá ofertar 864 vagas, avançaram para a divulgação do edital. Eles chegaram à Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro.

O secretário Marcus Vinícius Braga, informou que esse é o último local que os trâmites devem passar antes da divulgação dos editais.

Na própria Secretaria de Polícia Civil irá ocorrer a fase interna que antecede o certame, como a escolha da contratação da banca organizadora. De acordo com o titular da pasta, esses preparativos devem ser concluídos até o mês de dezembro, com a publicação dos editais.

Anteriormente, os processos já passaram pela Secretaria de Fazenda, Casa Civil e Governança, até receberem autorização oficial do governador Wilson Witzel no mês de novembro.

“O próximo passo é sair da Secretaria de Fazenda e voltar para a Casa Civil, direto para a Polícia Civil, onde seguirá para a fase interna. Depois disso, os editais vão para a rua. Eu imagino que até dezembro todos os editais estarão na rua”, informou o secretário.

Por sua vez, a Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Rio de Janeiro explicou que serão abertos processos de licitação para a definição da banca organizadora de todos os cargos.

A tendência é que seja um processo para cada cargo. Entretanto, foi apontado pela corporação, a possibilidade de abrir uma única licitação para funções do mesmo nível de escolaridade.

Em entrevista, foi informado pela delegada da subchefia administrativa da Polícia Civil, Gisela Pereira, que o procedimento para escolha da banca pode durar até quatro meses. No entanto, a Assessoria de Imprensa da corporação, revelou que os trâmites serão agilizados.

Nova-pcrj

Ao ser questionada sobre o limite para a publicação dos editais, a Assessoria resumiu a dizer que “em breve”. De acordo com o setor, as datas só devem ser fechadas a partir da contratação das bancas organizadoras.

Em contrapartida, foi afirmado pelo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Marcus Vinícius Braga, que os editais serão divulgados até o final de 2019.

Para sanar o déficit presente na corporação, o governo do Rio de Janeiro concedeu aval para um novo concurso PC RJ com 864 vagas. Desse total, 12 vagas são para o cargo de Auxiliar de Necropsia (nível fundamental), 16 vagas para a carreira de Técnico de Necropsia (nível médio), 54 vagas para Perito Legista e 20 vagas para o cargo de Perito Criminal (nível superior em áreas específicas), que atuam na parte técnica-científica.

Existe também autorização para 47 vagas na carreira de Delegado (nível superior em Direito), 597 vagas para Inspetor (nível superior em qualquer área) e 118 vagas para o cargo de Investigador (nível médio). Contudo, esse quantitativo não supre a demanda total de policiais civis, que é maior que 14.000.

Primeiro edital deve ser para Delego

A expectativa é que o primeiro edital do concurso PC RJ divulgado seja para o cargo de Delegado. Isso porque é o que apresenta os trâmites internos mais adiantados, as bancas examinadoras já foram formadas e realizam reuniões para definições da metodologia das avaliações.

Os membros devem elaborar as questões das provas, corrigi-las ou questioná-las, quando necessário. Nos meses de maio a agosto, a Polícia Civil do Rio de Janeiro fez convites a procuradores, desembargadores, juízes federais e delegados para comporem as bancas examinadoras.

Ao todo, foram designados seis grupos, sendo um para cada disciplina cobrada nas provas. Ou seja, Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Constitucional, Medicina Legal e Direito Penal.

Atualmente, o grande entrave é a contratação da banca organizadora. Uma vez que ela terá a responsabilidade de receber as inscrições do certame em seu site e aplicar as etapas, como as provas objetivas.

» Prepare-se para o concurso PC RJ + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais