Pesquisar no blog

Concurso PC RN: Edital de convocação para o curso de formação!

Iago Almeida

icone calendario 12 maio 2022

Atenção concurseiros! Ao todo, 400 aprovados no concurso PC RN  serão convocados para o Curso de Formação que será promovido em junho. Assim, confira as convocações! São 301 vagas para nível superior!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova   . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso PC RN: confira as convocações e tudo sobre o curso

Curso de Formação do concurso da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte  acontecerá no mês de junho deste ano. Será entre 6 de junho e 31 de agosto.

Assim, o edital de convocação foi publicado nesta quinta-feira (12), comprovando a promessa da governadora Fátima Bezerra, no número de convocados. Veja ele, aqui!

Portanto, foram chamados 300 aprovados no cargo de Agente de Polícia Civil Substituto, 50 Delegados e 50 Escrivães.

Vale lembrar ainda que o limite para chamamento ao final de todas as etapas é de três vezes o número de vagas ofertadas no certame (903).

Em relação aos ganhos, enquanto durar a participação no curso, os candidatos receberão uma bolsa no valor de 50% da parcela única da classe inicial do cargo a que concorreu.

Entretanto, é importante saber que para ser aprovado, além dos requisitos mínimos, será indispensável a todos o cumprimento da carga horária obrigatória mínima de 90%.

Número não é suficiente?

Para a Associação dos Delegados de Polícia (Adepol RN) o número não será suficiente, ou seja, deveriam ser mais convocados.

“O número de policiais que serão chamados não representa nem de longe a atual necessidade da força”, disse.

Isso porque o déficit de servidores da Polícia Civil do Rio Grande do Norte  é de, aproximadamente, 75%. Entretanto, o número deve aumentar com as novas aposentadorias.

“De acordo com um levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2007 o RN contava com 1.385 policiais civis e, atualmente, conta com 1.279. Uma redução de 7,65%”, diz  a categoria.

Sendo assim, o estado possui o menor efetivo da região Nordeste do país. além disso, no âmbito nacional ganha somente do Acre (778 policiais civis), Roraima (800) e Amapá (1.104).

“A situação ainda deve piorar bastante, visto que, atualmente, 146 servidores já estão aptos para a aposentadoria”, conclui a categoria.

Panorama Geral do Concurso

Ademais, o edital da Polícia Civil do Rio Grande do Norte ofertou 301 vagas imediatas no concurso de 2021.

Assim, o documento foi publicado no final de 2020 e tem as oportunidades distribuídas entre os cargos de Delegado, Agente e Escrivão. Portanto, confira a distribuição:

  • 47 vagas para Delegado
  • 230 para Agente
  • 24 para Escrivão.

Já os salários podem ultrapassar os R$ 16 mil, a depender do cargo que for pretendido pelo candidato.

Além disso, a banca FGV registrou 61 mil inscritos no certame, entretanto, cerca de 16 mil pessoas faltaram aos exames.

Por fim, além da Prova Objetiva e Discursiva, os candidatos passarão pelas etapas:

  • Prova prática (apenas para o cargo de escrivão);
  • Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório; e
  • Avaliação Psicológica; de caráter eliminatório.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso PC RN: Novo cronograma é divulgado!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais