Pesquisar no blog

Concurso PC RN: Provas serão retomadas em breve!

icone calendario 21 maio 2021

A data das provas do concurso PC RN podem ser divulgadas ainda em maio. A Adepol RN (Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte) cobra para que o concurso, que estava suspenso desde fevereiro, seja retomado o quanto antes.

A informação da possível divulgação veio das redes sociais da própria Adepol, nessa quinta-feira, 20 de maio.

Em reunião com o Consepol (Conselho Superior de Polícia), a entidade conseguiu aprovação da reorganização da PC RN. E nesta sexta-feira, 21 devem se reunir a Sesap (Secretaria Estadual de Saúde Pública), para definir a remarcação das provas.

Em resumo, o certame estava suspenso desde fevereiro, por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

No entanto, no dia 10 de maio, a delegada-geral PC RN, Ana Cláudia Saraiva, afirmou a retomada do concurso para o segundo semestre.

Isso porque os quadros de pessoal precisam ser repostos com urgência, segundo a Associação, são apenas 25,26% dos efetivos na Polícia Civil atualmente.

“O Rio Grande do Norte deveria ter 5.150 homens e mulheres nas delegacias e departamentos, mas atualmente esse número é de 1.301” afirmou a Adepol.

Além disso, são previstas mais 142 aposentadorias na instituição para 2021, e o deficit vai aumentar.

“Enquanto isso, o crime organizado arregimenta novos integrantes todos os dias, cada vez mais jovens, com armamentos cada vez mais pesados. É um combate desigual e desumano. Tentamos fazer nosso trabalho bem feito, mas está ficando cada vez mais complicado” a presidente da Adepol RN, delegada Tais Aires, chama a atenção para a urgência de reposição de pessoal.

Edital do concurso PC RN

Se as provas forem mesmo remarcadas, só seriam novamente suspensas caso o número de contaminados pela Covid-19 piorasse muito. A Lei nº 10.857 garante o prosseguimento do concurso público .

São ofertadas 301 vagas para a carreira de Agente, Escrivão e Delegado da PC. As vagas são divididas da seguinte maneira:

  • Delegado – 47 vagas;
  • Agente – 230 vagas;
  • Escrivão – 24 vagas.

É exigido o nível superior dos candidatos, e será organizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Para o caso de Delegado, é exigido o nível superior em Direito. E para todos os cargos é requisito a CNH na categoria B.

O salário inicial para cada carreira é diferente, sendo para Escrivão e Agente R$ 4.731,91 e para Delegado R$ 16.670,59.

Etapas do concurso

Os candidatos passarão por 4 etapas no concurso , sendo elas: Provas Objetivas e Discursivas, Avaliação Física (exceto para Escrivão), Exame Psicotécnico, Prova Prática (somente para Escrivão) e o Curso de Formação.

Da prova objetiva, contará com 100 questões, divididas nas seguintes disciplinas para os cargos:

Agente e Escrivão de Polícia

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico-Matemático;
  • Noções de Informática, Administração, Contabilidade, Medicina Legal;
  • Noções de Direito Constitucional, Penal, Processual Penal, Administrativo;
  • Legislação Extravagante.

Delegado

  • Direito Constitucional, Penal, Processual Penal, Administrativo, Financeiro e Tributário;
  • Legislação Penal e Processual Penal Extravagante;
  • Medicina Legal;
  • Criminalística;
  • Criminologia.

De acordo com o edital, a prova discursiva será feita no mesmo dia que a objetiva.

Muita atenção! Os candidatos que estejam participando simultaneamente para o cargo de Escrivão e Delegado, deverão a partir da aprovação na prova discursiva, optar pela carreira que desejam seguir concorrendo.

Saiba mais sobre o Concurso PC RN: Novo cronograma é divulgado!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais