Pesquisar no blog

Concurso PC RR: Comissão trabalha nos ajustes finais do edital!

icone calendario 09 fev 2022

Últimos ajustes para a publicação do concurso PC RR estão sendo realizados. Ainda assim, são previstas 175 oportunidades entre diversas carreiras.

Contudo, vale lembrar que em 2018, a PC RR abriu um concurso com 330 vagas. Porém, em função da crise financeira no Estado, a seleção acabou cancelada.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Visão geral do concurso PC RR

Como dito anteriormente, a comissão organizadora do próximo concurso para a Polícia Civil de Roraima segue a todo vapor para publicar o edital o quanto antes.

Isso porque, após o cancelamento da seleção de 2018, a necessidade de um novo concurso cresce a cada dia. Mesmo que a oferta seja de 175 oportunidades, o déficit da corporação é maior que isso.

Anteriormente, em 2021 a corporação resolveu recomeçar os trâmites para um novo edital. No dia 15 de dezembro, o Conselho Superior da Polícia Civil de Roraima aprovou, por unanimidade, a proposta de realização do concurso público. 

Nesse sentido, uma nova comissão organizadora foi formada para dar continuidade aos preparativos do edital. A composição do grupo foi publicada no Diário Oficial.

Sendo assim, conheça cada um dos membros do grupo:

  • Jimmy Santana de Carvalho Segundo, delegado de Polícia Civil, Classe Especial (presidente);
  • Eric Silva Pereira, delegado de Polícia Civil, Classe Especial;
  • Wesley Costa de Oliveira, delegado de Polícia Civil, Classe Especial; e
  • Humberto Augusto Cardoso de Miranda, representando a Secretaria da Gestão Estratégica e Administração – SEGAD.

Além disso, o documento publicado e assinado por Herbert de Amorim Cardoso, delegado-geral da Polícia Civil de Roraima, comunica também que para o cargo de Delegado participará da comissão, ainda, o advogado Francisco Salismar Oliveira de Souza, indicado pela OAB Roraima.

Vunesp é a organizadora do concurso

Por fim, é importante mencionar que a Fundação Vunesp foi confirmada como organizadora do concurso. Ela também era a banca da seleção cancelada em 2018. 

Dessa forma, o Conselho Superior da corporação foi favorável à manutenção do contrato celebrado com a banca há quatro anos. 

“A Vunesp será responsável pela organização e execução das fases do concurso público, exceto o Curso de Formação Profissional e a Investigação Social, que serão organizados pela Polícia Civil”, disse o Delegado Jimmy Santana. 

Nesse sentido, a tendência é que a Polícia Civil de Roraima mantenha a mesma estrutura de provas do concurso de 2018. Na ocasião, os candidatos seriam avaliados por nove etapas, sendo as primeiras:

  • Prova objetiva – aplicada para todos os cargos, com questões de conhecimentos gerais e específicos.
  • Avaliação discursiva – apenas para a carreira de delegado (classe substituta) e contaria com duas questões de estudo de caso e uma peça processual, abrangendo conhecimentos específicos. 
  • Avaliação discursiva para os demais cargos – essa etapa consistiria em uma redação e o candidato deveria produzir uma dissertação em prosa, a partir da leitura de textos auxiliares. 

Já as demais fases seriam:

  • Avaliação psicológica;
  • Exames médicos;
  • Teste de aptidão física, para as carreiras de delegado e agente; 
  • Prova oral para delegado; 
  • Análise de títulos, para os cargos de médico legista, odontolegista, delegado e perito criminal; e
  • Investigação social para todos os cargos.

Em suma, os classificados ainda realizariam um curso de formação profissional, com duração de seis meses e carga horária mínima de 960 horas/aula. 

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso PC RR: Edital publicado. 175 vagas. Salário de até R$ 20 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais