Pesquisar no blog

Concurso PC SP: Corporação registra 1.029 desligamentos no primeiro semestre!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 18 mar 2024

Aguardando a realização do novo concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo), a corporação apresenta 1.029 desligamentos por aposentadorias, mortes e exonerações.

Desligamentos de servidores na Polícia Civil de São Paulo

No aguardo para realizar um novo concurso público e de nomeações nos certames em validade, a Polícia Civil de São Paulo registrou 1.029 saídas no primeiro semestre de 2020. O que abrange baixas por aposentadorias, mortes e nomeações sem efeito.

Os números foram divulgados pelo Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo). Apenas no mês de março, a corporação teve 465 desligamentos. Desse total, 23 são para Delegado, 14 para Escrivão, 21 para Investigador e 03 para Médico Legista.

Todas essas carreiras de nível superior, estão na autorização do governo do Estado para um novo concurso PC SP com 2.939 vagas. Confira o número de saídas na Polícia Civil de São Paulo, nos meses de janeiro a junho de 2020:

  • Janeiro: 152 saídas;
  • Fevereiro: 163 saídas;
  • Março: 465 saídas;
  • Abril: 94 saídas;
  • Maio: 95 saídas;
  • Junho: 60 saídas.

Esse quantitativo de saídas pode gerar mais chamadas de candidatos aprovados no certame da Polícia Civil de São Paulo. A tendência é que o déficit na corporação aumente ainda mais, como apontado pelo presidente do Sindpesp.

“É um número alarmante, porque a legislação estabelece que o estado de São Paulo deve ter 41.912 policiais civis, mas na prática tem somente 28.148”, informou o presidente em entrevista ao jornal Diário do Litoral.

Segundo informações do sindicato, o Estado de São Paulo perdeu uma medida de 178 policiais civis por mês, de fevereiro a junho de 2020. Até o dia 30 de junho, a Polícia Civil tinha 13.763 cargos vagos. O que representa um terço dos recursos humanos da corporação.

Esse quantitativo apresenta 714 vacâncias a mais do que o registrado no mês de fevereiro, quando o déficit era de 13.050 policiais civis. Em comparação ao ano passado, a perda de policiais entre fevereiro e junho cresceu 41%.

Concurso PC SP está pronto para ser lançado

Segundo informações do delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Dr. Ruy Ferraz Fontes, o edital do concurso PC SP já está pronto para ser lançado. A confirmação foi passada em entrevista concedida à ADPESP.

Ao ser questionado sobre as previsões do certame , devido ao déficit de servidores que há na PC SP, Dr. Ruy Ferraz Fonte, falou sobre a retomada de contratações, abertura de novas vagas e previsão do novo concurso PC SP.

“Nós queremos finalizar esse concurso, queremos aproveitar todas as vagas. Esse é um pleito que fazemos semanalmente ao governo e tenho certeza de que quando os cofres públicos voltarem à normalidade, nós vamos ser atendidos, para que preenchamos todas as vagas subsequentes, que ainda não foram preenchidas”.

Ainda sobre o concurso PC SP 2020/2021, o delegado-geral deu a seguinte declaração: “Fora a contratação dos subsequentes do certame anterior, nós já estamos com novo concurso pronto para ser lançado. Na medida em que houver autorização do governo, e isso nós estamos fazendo questão de colocar para o governo, ainda que não haja contratação no ano de 2021 relacionado com esse novo concurso, nós precisamos deixar ele pronto, para que em 2022 possamos contratar 2750 policiais, além desses que já estamos na Academia. Ou seja, o nosso objetivo até 2023 é tentar trazer, para o quadro da Polícia Civil, pelo menos uns 8.000 novos policiais”.

Seguindo a linha da recomposição do efetivo policial, foi destacado pelo delegado-geral que, por mais que não haja a contratação dos candidatos aprovados do novo certame em 2021, a corporação precisa deixar tudo pronto para que em 2022 possa contratar os policiais.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais