Pesquisar no blog

Concurso PC SP: Edital até dia 19/02, informa Vunesp!

icone calendario 16 fev 2022

Atenção, concurseiros! De acordo com fontes internas e da banca organizadora, Vunesp, o edital do concurso PC SP está pronto e pode sair essa semana, até sábado (19).

A todo momento chegam informações internas e novidades sobre o edital. Mas, independente de uma data exata, o certo é que a espera pela publicação está chegando ao fim.

No entanto, se o edital saísse hoje, será que você está preparado?

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Visão geral sobre o concurso PC SP

Como dito anteriormente, segundo informações obtidas da Fundação Vunesp, a Polícia Civil de São Paulo poderá ter o edital publicado até dia 19 de fevereiro.

Em suma, a própria Vunesp declarou que está avaliando locais de provas, para então definitivamente bater o martelo. Ou seja, o edital está em processo de finalização.

Ainda assim, serão ofertadas 2.939 vagas para os cargos de Delegado, Escrivão, Investigador e Médico Legista, de nível superior e remuneração inicial que pode chegar a R$ 10 mil.  

É preciso destacar que o certame foi autorizado pela 1ª vez, em 2019, mas em razão da crise sanitária do COVID, o processo foi interrompido.

A Polícia Civil de São Paulo tem interesse em terminar esse concurso o mais rápido possível por conta da defasagem de funcionário no quadro de efetivos da corporação.

Novidades Edital PC SP

Contudo, os interessados em participar da seleção devem ficar atentos, pois é possível que haja mudanças no conteúdo programático, especialmente na parte de Direito. 

Isso porque, nos últimos anos, algumas leis tiveram alteração e provavelmente poderão ser cobradas no novo edital. Veja quais:

  • Pacote Anticrime – Lei nº 13.96/2019
    • Código Penal
    • Processo Penal
    • Legislação Penal Especial
    • Legislação Administrativa/Procedimental
  • Lei de Improbidade Administrativa – nº 14.230/2021
  • Código Penal
  • Lei Maria da Penha
    • Atenção: nos últimos dois anos foi a lei mais cobrada em concurso público

Outra disciplina que pode trazer alterações  em seu conteúdo é Informática. Quem afirma, é o Diretor da Acadepol, Júlio Guebert.

“Devemos fazer algumas alterações no conteúdo programático, principalmente na parte de Informática. Quem está investigando tem que ter uma boa noção de Informática”, conta Guebert

A expectativa é que sejam cobrados os seguintes temas:

  • Banco de Dados e Acesso Remoto
  • Redes Sociais: ferramentas colaborativas (Teams e MS Teams)
  • Tecnologia da Informação
  • Segurança da Informação

Mais uma novidade é que a prova dissertativa possa ser aplicada no mesmo dia da prova objetiva, para que haja mais celeridade no processo. No entanto é preciso aguardar o edital para confirmação.

Existem rumores de que a prova oral será eliminada das etapas de avaliação. No entanto para que a mesma venha ocorrer, é preciso que haja uma votação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ), pois a mesma se encontra regida em lei:

Lei Complementar nº 1.151, de 25 de Outubro de 2011

Art 5º – O concurso público a que se refere o artigo 3º desta lei complementar será realizado em 5 (cinco) fases, a saber: 

IV – prova oral, obrigatória para todas as carreiras nas quais seja exigido nível de ensino superior, e facultativa para as demais, conforme deliberação do Conselho da Polícia Civil.

Corporação tem alto deficit pessoal

Não há como negar que existe uma grande expectativa em torno da publicação do edital PC SP e que a realização do mesmo é urgente, em virtude do alto deficit de profissionais

Conforme dados divulgados pela Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), hoje existe uma vacância de 15 mil policiais.

A entidade ainda destaca que a pelo menos 20 anos, as contratações não ocorrem nas mesmas proporções que os desligamentos.

O órgão ainda informa que houve uma baixa na categoria, de 2.193 agentes entre janeiro de 2018 e setembro de 2021, sem nenhuma reposição.

Missão Rumo a Acadepol

Independente de qual data o edital venha a ser publicado, saiba que nós da Nova Concursos, estamos preparando um super projeto, para acompanhar você, futuro herói de farda, antes, durante, na revisão e pós prova.

Vem aí, novidades, que irão levar você rumo a acadepol. Por isso, fique ligado aqui no blog e também nas nossas redes sociais!

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil SP: Mais de 15 mil cargos vagos!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais