Concurso PC SP: Saiba como é o curso de formação na Acadepol!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 12 ago 2020

Uma das etapas do concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) é o curso de formação na Acadebol, onde são ministradas aulas teóricas e práticas. Mas afinal você sabe como é o curso? A Nova Concursos preparou esse artigo para tirar todas as dúvidas!

Quer Receber Todas as Novidades da PC-SP?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PC-SP

Curso de formação do concurso PC SP

O concurso PC SP é composto por diferentes etapas avaliativas. Como por exemplo, prova objetiva, prova discursiva, prova oral, comprovação de idoneidade e conduta, além de uma prova de títulos.

Os candidatos classificados ainda são submetidos ao Curso de Formação da Acadepol (Academia de Polícia).

Saiba como funciona o curso de formação dos candidatos aprovados no concurso PC SP. Em alguns estados, a Acadepol é a última etapa do certame e, depois, os habilitados são convocados para posse. Em São Paulo, o processo é inverso.

O governo nomeia os novos policiais civis e, em seguida, são iniciadas as aulas na Acadepol (Academia de Polícia). Dessa maneira, os alunos já recebem a remuneração da carreira.

“É diferente de alguns locais que você tem que fazer a academia de formação e, se não for aprovado, você não é nomeado policial. Em São Paulo, você é nomeado primeiro. Quando vai para academia, você já é um policial nomeado. Eles estão te pagando para você estudar. Mesmo assim, tem gente que não leva muito a sério”.

O curso de formação pode ser classificado como um momento de aprendizado. Pois, são ministradas aulas teóricas sobre investigação, inquérito policial, papiloscopista. Além de aulas práticas de armamento e tiro, defesa pessoal e sistemas de internet.

Segundo o governo de São Paulo, o curso de formação na Acadepol para o cargo de Delegado, por exemplo, é composto por três pilares de investigação policial:

  • Ciência;
  • Lógica;
  • Investigação.

O período das aulas está cada vez mais enxuto. Isso porque, o curso gera gastos para a Polícia Civil e a corporação precisa do maior número de agentes na ativo, no menor tempo possível.

Critério para escolha da lotação

Na Academia de Polícia Civil de São Paulo, a nota no curso de formação é critério para escolha das vagas, os concursos PC SP não são regionalizados. Isto é, o edital não informa um número de vagas definidos para cada cidade.

Dessa maneira, ao ser aprovado, é possível ser lotado para qualquer região do estado. O critério que possibilita a escolha da lotação, é a nota ao final da Acadepol. Os alunos que tiverem as melhores pontuações, irão poder escolher em qual localidade desejam trabalhar.

Nova-PCSP

“O critério para escolha de vagas é a nota na Academia de formação. Não adianta nada você passar em primeiro lugar no concurso e chegar à Academia de Formação e levar o curso de qualquer jeito”.

Durante o curso, os policiais em formação são submetidos a diferentes provas. As notas obtidas são somadas e geram uma média final. No final, ainda é realizado um provão que chega ser quase uma segunda fase do concurso .

É recomendado que os candidatos tenham filtros para definir a região que desejam atuar. Como proximidade de casa, ainda é orientado que os concluintes da Acadepol visitem delegacias na localidade em questão, para ter certeza da decisão.

“Quando for chegando o final do curso de formação, vá visitar as delegacias que você tem interesse. De repente mais próxima da sua área, se esse for seu critério, para ter noção de como é o trabalho lá, se tem plantão, se não tem, quem é a equipe”.

Acadepol é composta por diferentes unidades

A Academia de Polícia de São Paulo apresenta a sede no bairro do Butantã, na capital. Além dos polos regionais, no interior do estado. No primeiro momento, todos os candidatos são convocados para comparecer à sede.

Quando apresentados, os alunos são questionados se têm interesse em montar uma turma nos demais polos. O que pode ser benefício para os policiais em formação que moram no interior, e teriam que arcar com os custos de estadia em São Paulo/SP.

“Nos primeiros dias da Acadepol, eles passam uma lista perguntado se você tem interesse em alguma academia regionalizada, que são no interior. O Estado de São Paulo é dividido em 10 departamentos. Todas as sedes desses departamentos têm uma academia de formação. Mas, para isso é preciso que tenham pessoas suficientes para formar turma”.

O processo para ingresso na Polícia Civil de São Paulo é demorado, com mais de um ano nas etapas do concurso e meses no curso de formação.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil SP: 2.939 vagas autorizadas! Editais já estão prontos!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais