Pesquisar no blog

Concurso PC TO: Novo secretário e edital sendo preparado!

icone calendario 03 nov 2021

Atualizações sobre o concurso PC TO ! A alteração de titularidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado possivelmente não prejudicará o edital da seleção, que segue sendo preparado.

Recentemente, um novo secretário de Segurança Pública do Estado do Tocantins foi nomeado após o afastamento do antigo secretário, Cristiano Sampaio. No entanto, tal ocorrência não deve afetar os preparativos do concurso PC TO.

Além disso, o novo secretário, delegado de polícia Wlademir Costa Oliveira, recebeu no último dia 28 de outubro toda a documentação relacionada ao concurso público, e anunciou que não pretende interromper os preparativos:

“Nossa intenção é seguir o rito normal que já vinha sendo realizado pela comissão, observando os prazos e as previsões orçamentárias do governo do Tocantins, mas o objetivo é não interromper o processo”, disse.

Concurso PC TO: panorama geral

De acordo com o presidente da comissão organizadora do concurso PC TO, Marcelo Falcão, o termo de referência do edital já está em análise pela Secad (Secretaria de Administração). Após a assinatura, poderão ser realizados os procedimentos de escolha e contratação da banca:

“Enviamos a minuta com o termo de referência que agora está sob análise da Secad, uma vez que, o certame é realizado pelas duas pastas. Após assinatura do termo de referência a comissão dará seguimento para escolha da banca organizadora da seleção”, disse o presidente.

Ademais, o que se prevê é que a seleção ofereça cerca de 332 vagas imediatas para diversos cargos de nível superior. Confira a possível distribuição e os requisitos de cada carreira:

  • Agente de Polícia (nível superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação – CNH): 133 vagas;
  • Delegado de Polícia (nível superior em Direito e CNH): 45 vagas;
  • Escrivão (nível superior em qualquer área e CNH): 58 vagas;
  • Papiloscopista (nível superior em qualquer área e CNH): 24 vagas;
  • Peritos (nível superior em áreas específicas e CNH): 60 vagas;
  • Agente de Necrotomia (nível superior em Enfermagem e CNH): 12 vagas.

Além disso, tal quantitativo de vagas vai e acordo com a Lei Complementar nº 173 de 17 de maio de 2020, que determina que até o fim deste ano os processos seletivos apenas preencham de forma imediata os cargos vagos dos órgãos.

Vale destacar que segundo o antigo secretário, a previsão era a de que o edital saísse ainda este ano, com provas acontecendo no início de 2022. O novo secretário ainda não confirmou tal cronograma.

Último concurso PC TO

O último concurso da Polícia Civil do Tocantins aconteceu em 2014, quando foram ofertadas 515 oportunidades de nível superior, distribuídas entre os seguintes cargos:

  • Delegado: 131 vagas (97 imediatas, 29 para cadastro e 5 para pessoas com deficiência);
  • Médico Legista: 12 vagas (9 imediatas e três para cadastro);
  • Peritos: 74 vagas (56 imediatas e 18 para cadastro);
  • Agente de Necrotomia: 26 vagas (19 imediatas, 6 cadastro e 1 PcD);
  • Papiloscopista: 13 vagas (9 imediatas, 3 cadastro e 1 PcD);
  • Escrivão: 210 vagas (153 imediatas, 48 cadastro e 9 PcD);
  • Agente de Polícia: 49 vagas (35 imediatas, 11 cadastro e 3 PcD).

Além disso, as remunerações dos aprovados na época chegavam a R$10.735,28. Durante a seleção, os inscritos passaram por diversas etapas, tais como provas objetiva e discursiva, exames médico e psicológico, teste de aptidão física e avaliação de títulos, além do curso de formação.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil TO 2024: Comissão formada!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais