Pesquisar no blog

Concurso PCDF: Editais para Agente e Delegado estão próximos!

icone calendario 04 out 2021

Os concurseiros interessados no novo concurso PCDF podem ficar atentos a novidades nos próximos dias! De acordo com o diretor-geral da Polícia Civil, novas notícias sobre as seleções serão divulgadas.

Em suas redes sociais, o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Candido, revelou que nos próximos dias serão divulgadas novidades acerca dos concursos PCDF, recentemente autorizados:

“Bom dia!! Nos próximos dias teremos notícias dos próximos concursos da PCDF!!”

Além disso, até o presente momento já foram divulgados o quantitativo de vagas e os cargos contemplados, porém, a portaria autorizativa ainda não foi publicada por meio do Diário Oficial. Sendo assim, essa pode ser uma das novidades.

Concurso PCDF: detalhes

A autorização para os novos concursos da Polícia Civil do Distrito Federal aconteceu no dia 24 de agosto. Além disso, os concursos ofertarão vagas para os cargos de Delegado e Agente.

Ademais, o quantitativo de vagas previsto é o de 300, sendo 150 para Delegado e 150 para Agente. Vale destacar que apenas 50 vagas de cada carreira serão para provimento imediato, de forma que as demais 100 serão reservadas para formação de cadastro reserva.

“A Polícia Civil do Distrito Federal agradece ao governador Ibaneis Rocha, ao secretário de economia André Clemente e ao secretário de segurança pública Júlio Danilo pelo apoio a esse importante pleito para a recomposição do nosso quadro de pessoal”, diz a corporação.

Portaria autorizativa deveria sair em setembro

Após o anúncio dos novos concursos, o secretário André Clemente havia estabelecido o prazo de até o fim de setembro para que a portaria autorizativa fosse publicada no Diário Oficial, além da escolha da banca, coisas que não aconteceram.

Sendo assim, o que se prevê é que as novidades que estão por vir sejam acerca da publicação da portaria e também do início do processo de escolha da banca organizadora, visto que apenas após a contratação é que o edital pode ser publicado.

“Imaginamos que, até a metade do mês que vem (setembro), com a portaria autorizando (a liberação) estará publicada no DODF (Diário Oficial do Distrito Federal), com a contratação da banca. O pessoal pode pegar o programa do último concurso, começar a estudar e ir se dedicando”, havia dito Clemente.

Últimos concursos PCDF

O último concurso PCDF para o cargo de Agente aconteceu em 2004, quando foram ofertadas 66 vagas sob a organização da UFRJ. As oportunidades eram para nível médio.

Além disso, a remuneração para a carreira era de R$4.223,73. Durante a prova objetiva, os candidatos responderam a 100 questões sobre os seguintes conteúdos:

  • Língua Portuguesa – 30 questões
  • Noções básicas de Direito Constitucional – 12 questões
  • Noções básicas de Direito Administrativo – 12 questões
  • Noções básicas de Direito Penal – 12 questões
  • Noções básicas de Direito Civil – 12 questões
  • Noções básicas de Direito Processual Penal – 12 questões
  • Noções básicas de Informática – 10 questões

Já para a carreira de Delegado, o último processo seletivo aconteceu em 2014, quando 100 vagas foram ofertadas sob a organização da Fundação Universa.

Ademais, os ganhos para o cargo eram de R$18.177,32, sem incluir os benefícios recebidos. Para concorrer às vagas, era necessário o nível superior em Direito.

Durante a seleção, os inscritos passaram pelas seguintes etapas avaliativas:

  • Prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos;
  • Prova discursiva de conhecimentos jurídicos;
  • Perícia para os candidatos com deficiência;
  • Exames biométricos e avaliação médica;
  • Prova de capacidade física;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social;
  • Prova oral;
  • Avaliação psicológica; e
  • Prova de títulos.
Saiba mais sobre o Concurso PCDF: Nova seleção para Delegado já tem banca!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais