Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

Concurso PCDF Escrivão: Diretor informa sobre retomada após suspensão!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 16 jul 2020

É aguardado pela corporação, definir uma nova data com o Cebraspe para a realização das provas objetivas do concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) destinado para o cargo de Escrivão.

BAIXE GRÁTIS: Raio-X PC-DF Agente ATUALIZADO!

Você receberá as Principais etapas do Concurso, Estatísticas por Disciplina e Muito mais!!

Definição das provas do concurso PCDF Escrivão

Após quase quatro meses da suspensão do concurso PCDF para o cargo de Escrivão, o diretor-geral da corporação, Robson Cândido, voltou a informar nas redes sociais sobre a retomada do certame. A seleção foi suspensa em virtude da pandemia da Covid-19.

Logo após a divulgação do edital de Agente de Polícia, o chefe da Polícia Civil do Distrito Federal respondeu a dúvidas de candidatos no Instagram. Os participantes questionavam o diretor pelo fato do cronograma do cargo de Agente já prever a data da prova, enquanto o certame de Escrivão segue suspenso.

Vale ressaltar, que a suspensão aconteceu no dia 11 de março de 2020, quatro dias da data prevista para a realização da prova do certame , até então marcada para o dia 15 de março.

Segundo informações do diretor-geral, a PCDF aguarda por uma definição da banca organizadora, Cebraspe, para ter uma nova data da prova. O concurso PCDF Escrivão, reuniu 52.000 candidatos inscritos.

Assim que os exames forem remarcados, serão realizadas inicialmente as avaliações escritas com provas objetivas e provas discursivas. Todos os candidatos inscritos irão realizar as mesmas etapas.

A prova objetiva será composta por 120 questões, no estilo CERTO ou ERRADO, característica do Cebraspe, onde uma questão errada anula uma questão certa.

Do total de questões, serão 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 questões de Conhecimentos Específicos, com 04h30min de duração, englobando as seguintes disciplinas:

Conhecimentos Básicos (50 questões)

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal;
  • Atualidades (somente para a Prova Discursiva).

Conhecimentos específicos (70 questões)

  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Noções de Direitos Humanos;
  • Informática;
  • Matemática e Raciocínio Lógico.

Vagas ofertadas no concurso PCDF Escrivão

O primeiro edital do concurso PCDF divulgado foi destinado para o cargo de Escrivão, ofertando 300 vagas de caráter imediato. Para pleitear uma vaga, é necessário que o candidato tenho o nível superior em qualquer área.

Além disso, é preciso ter 18 anos ou mais (não há idade máxima) e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior em plena validade. As informações deverão ser comprovadas antes de tomar posse no cargo, a exceção é da CNH, apresentada no ato da matrícula no curso de formação.

O cargo de Escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal, tem salário inicial que começa na terceira classe, com ganhos de R$ 8.698,78. Mediante as progressões na carreira, o servidor passa pela segunda e primeira classe, até chegar na classe especial, cujo valor pago será de R$ 13.751,51.

As inscrições do certame já estão encerradas e foi afirmado pelo diretor-geral que não serão reabertas. Os candidatos aprovados na primeira fase serão convocados para as avaliações complementares, sendo elas:

  • Prova Capacidade Física;
  • Exames Biométricos e Avaliação Médica;
  • Prova Prática de Digitação;
  • Avaliação Psicológica;
  • Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social;
  • Prova de Títulos.
Saiba mais sobre o Concurso PCDF: SAIU O EDITAL com 300 vagas para Escrivão!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais