Pesquisar no blog

Concurso PCDF: PLOA 2023 prevê 900 vagas para o órgão!

Iago Almeida

icone calendario 05 set 2022

Boa notícia, concurseiros! O Projeto de Lei Orçamentária de 2023 prevê 900 vagas para serem preenchidas no concurso PCDF  (Polícia Civil do Distrito Federal). Além disso, o órgão possui um concurso em andamento e outro previsto. Veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso PCDF: previsão de vagas

Sendo assim, é possível que um novo concurso para a Polícia Civil do Distrito Federal saia em 2023.

Isso porque o Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 prevê 900 vagas para novos servidores.

Vale destacar que o Projeto foi apresentado na última quarta-feira (31), trazendo detalhes a respeito das despesas públicas no próximo ano.

Além disso, ao todo foram autorizadas 49.800 vagas para os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Ademais, é importante mencionar que as vagas autorizadas para 2023 podem ser em novos concursos ou a nomeações de aprovados em certames em andamento.

Concurso PCDF em andamento

Atualmente, a Polícia Civil do Distrito Federal tem dois editais em andamento, que juntos estão ofertando 900 vagas.

Assim, são 300 vagas para o cargo de Escrivão e 600 vagas para o cargo de Agente, além de mais oportunidades para formação de cadastro reserva.

Portanto, veja o cronograma para Agente, clicando aqui . E o cronograma para Escrivão pode ser consultado, clicando aqui  .

Quais são os concursos PCDF previstos?

Além disso, estão previstos editais para os cargos de Delegado, Agente de Custódia e para a carreira administrativa da PCDF. A expectativa é que a vagas sejam distribuídas da seguinte forma:

Concurso para a área Administrativa

Está com o projeto básico em elaboração, segundo informou a Polícia Civil do DF ainda em maio deste ano. Assim, o concurso está autorizado para preencher 700 vagas para a área de apoio. Não há previsão para publicação!

Concurso para Delegado

Já a seleção para a carreira de Delegado também está autorizada e teve, inclusive, o regulamento publicado. Sendo assim, serão ofertadas 150 vagas para o cargo e o edital está previsto para o segundo semestre.

Concurso para Agente de Custódia 

Outro edital que está autorizado oficialmente é para 150 vagas para a carreira de Agente de Custódia.

Assim, de acordo com a previsão serão 50 vagas imediatas e 100 para formação de um cadastro de reserva.

Além disso, a Lei 13.197/2015 prevê a remuneração inicial de R$ 9.394,68. Portanto, veja abaixo requisitos e atribuições da carreira:

Requisitos

Embora o último concurso PCDF Agente de Custódia de 2004 tenha exigido apenas nível médio, a Lei 13.197/2015  modificou os requisitos, exigindo agora o nível superior.

Atribuições

  • Executar atividades de atendimento, serviço de vigilância, custódia, escolta, revista pessoal e em objetos, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas na Divisão de Controle e Custódia de Presos, do Departamento de Polícia Especializada, da Polícia Civil do Distrito Federal, ou que estejam nas demais unidades policiais da Polícia Civil do Distrito Federal aguardando recolhimento àquela Divisão;
  • Desempenhar atividades de custódia e guarda provisória de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
  • Executar escoltas judiciais; a escolta de presos em ambientes hospitalares; escolta de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal para apresentação ao Instituto de Medicinal Legal, ao Instituto de Criminalística e ao Instituto de Identificação, bem como para apresentação desses presos a outras instituições congêneres;
  • Executar a escolta de viaturas no transporte de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
  • Atuar nas atividades de inteligência voltadas para segurança da custódia de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
  • Atuar na recaptura de foragidos da Justiça;
  • Efetuar o recambiamento de presos de outros estados da federação;
  • Escoltar e conduzir adolescentes infratores a delegacias e demais órgãos especializados, nos termos da lei;
  • Participar de operações policiais;

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso PCDF: Banca definida para Agente de Custódia. 150 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais