Pesquisar no blog

Concurso Pefoce: Oferta passa de 170 para 277 vagas, entenda!

Iago Almeida

icone calendario 10 jan 2022

Atenção concurseiros! A oferta do concurso Pefoce (Polícia Forense do Ceará) passou de 170 para 277 vagas! A informação é do governador Camilo Santana. São vagas para Peritos, Médico Legista e Auxiliar de Perícia.

Concurso Pefoce: número de vagas aumentou

O número de vagas ofertadas no concurso da Polícia Forense do Estado do Ceará aumentou. Assim, agora serão 277 vagas, não mais 170!

Portanto, a informação foi divulgada na última sexta-feira (7) pelo governador do Ceará, Camilo Santana, por meio de suas redes sociais.

Vale destacar entretanto que as carreiras continuam as mesmas. Assim, serão vagas para o nível superior, entre Peritos, Médico Legista e Auxiliar de Perícia.

“Autorizei agora o aumento do número de profissionais da Perícia Forense que serão chamados desse último concurso. Serão chamados 227 para os cargos de perito e auxiliares, em vez dos 170 previstos anteriormente. Com isso, desde o nosso primeiro governo, são 350 profissionais para fortalecer, sobretudo essa área de investigação e inteligência, mais que dobrando o total de profissionais da Pefoce”, disse o governador.

Distribuição

Anteriormente, 510 vagas estavam em disputa, sendo que 170 eram imediatas. Entretanto, agora, o número de vaga imediatas foi para 277. A divisão não foi informada.

Vale destacar que ainda existem 240 vagas para serem providas em um cadastro de reserva. Confira a distribuição do CR:

  • Perito Criminal – 120 vagas;
  • Perito Legista – 40;
  • Médico Perito Legista – 40; e 
  • Auxiliar de Perícia – 140.

Além disso, o concurso conta com 20% de vagas reservadas para negros, segundo a lei nº 17.432, sancionada em 25 de março.

Concurso Pefoce: aumento de 60% no efetivo total

O secretário da Segurança Pública do Ceará , Sandro Caron, afirmou que a mudança no quantitativo de vagas proporcionará um aumento de 60% do efetivo atual do órgão.

Assim, para ele, isso significa ganhos em investigação criminal e em serviços, como emissão de carteiras de identidade.

“Teremos um ganho muito grande em matéria de perícia e, consequentemente, na investigação criminal, e também um ganho em serviços prestados ao cidadão”, disse.

Por outro lado, o perito-geral do Ceará, Júlio Torres, afirmou que a quantidade valoriza o trabalho desenvolvido pela Pefoce.

“Estamos extremamente felizes nesta data emblemática. A Pefoce vem tendo grandes avanços tecnológicos. Hoje temos uma das Pericias mais equipadas do Brasil, graças ao governador Camilo Santana, que vem fazendo nomeações. Ele fez nomeação do concurso anterior, e vem fazendo nomeações desse novo concurso. É um investimento importante do Governo do Estado em polícia científica, para que a gente aumente os índices de resolutividade em que a Polícia Forense pode contribuir”, comentou ele.

Sandro Caron ainda citou a importância de todos os novos reforços que chegarão pelos três concursos, juntamente com os certames da Polícia Militar e Polícia Civil.

“Sempre falamos nos investimentos em equipamentos, tecnologias e armamentos, mas sempre investimento, também, no que há de mais importante: investimento nos homens e mulheres da Segurança Pública. Temos na Polícia Militar um concurso em andamento, que entrarão mais 3 mil soldados para o Estado. Temos um concurso em andamento para a Polícia Civil, de 500 novos integrantes, somando agora a 227 novos integrantes para a Perícia Forense. As perspectivas para o ano são ótimas, de mantermos essa queda nos índices de criminalidade, e teremos, até o fim deste ano, um importante reforço de aproximadamente 4 mil novos integrantes para a Segurança Pública do Estado”, concluiu.

Concurso Pefoce: Curso de Formação Profissional já começou

O cronograma do curso de formação profissional (CFP) foi divulgado em dezembro. Assim, as matrículas iniciaram após o Natal.

Com início previsto para o dia 5 de janeiro, o curso já iniciou e terá 750 horas-aula, sendo em caráter eliminatório e classificatório.

Além disso, o curso será ministrado em Fortaleza, capital do Estado, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), com regime de tempo integral e dedicação exclusiva.

Saiba mais sobre o Concurso PEFOCE: Edital publicado com 510 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais