Pesquisar no blog

Concurso PF: Cresce número de cargos vagos para Agente Administrativo!

icone calendario 01 dez 2021

As vacâncias na estrutura da Polícia Federal têm aumentado muito e, por isso, um novo concurso PF é de extrema urgência!

Sabendo da necessidade de pessoal, a PF já pediu até mesmo a autorização de um novo concurso para o Ministério da Economia, porém o aval ainda não dado.

A corporação solicitou 557 vagas, quantidade que condiz com as vacâncias no quadro de efetivos da Polícia Federal. Vale mencionar que somente para o cargo de Agente Administrativo, foram requisitadas 404 vagas, ou seja, essa é a carreira que mais apresenta vagas.

A última seleção da PF para Agentes Administrativos aconteceu em 2013 e a diretora de Gestão de Pessoas da Polícia Federal, Cecília Silva Franco, falou sobre a necessidade de novos funcionários:

A cada dia que passa, alguém se aposenta ou sai. Para esse último concurso policial federal, por exemplo, temos vários servidores administrativos que entraram para a carreira policial”.

Agora, a expectativa é de que um novo concurso para Agentes Administrativos possa ser lançado muito em breve!

Concurso PF: corporação sofre com vacâncias em diversos setores!

Além dos cargos de Agente Administrativos, que sofrem muito com a falta de funcionários, outros setores da corporação também estão perdendo muitos servidores.

De acordo com informações da Fenapef, por exemplo, mais de 6 mil cargos dentro da estrutura da Polícia Federal estão vagos.

Daí surge a necessidade de novos concursos e de convocar todos os 100% de candidatos excedentes do último concurso da PF.

O problema de realizar essas convocações é que os primeiros 25% podem ser chamados sem autorização do Governo Federal, porém os outros 75% precisam de um aval presidencial.

A Fenapef ainda ressaltou que seria mais prático utilizar o cadastro de reserva formado em 2021 do que realizar um novo concurso para Policiais, o que demoraria mais tempo para chegar às contratações, além de ser mais custoso para o Governo.

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Boudens, disse que a convocação dos excedentes não comprometeria o desempenho da Polícia Federal e que “teremos uma economia muito grande, tanto de esforços quanto de recursos.

Cadastro de Reserva do último concurso PF será utilizado!

Durante uma reunião entre os contratados do último concurso PF e o presidente do Brasil, o Ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou que é possível convocar 100% a mais da quantidade de funcionários já convocados.

Ou seja, podem ser contratados, no total, 3 mil concursados. Essa é uma excelente notícia, considerando que a PF apresenta cerca de 6 mil vacâncias.

Com a utilização dos candidatos excedentes, as vacâncias na corporação podem cair pela metade. No entanto, o Ministro ainda afirmou que convocar mais do que 1.500 candidatos excedentes talvez seja inviável para a corporação e para o Governo.

Por fim, ficamos no aguardo das convocações do CR, além de esperar o aval de uma nova seleção para a Área Administrativa.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: 734 vagas solicitadas para área administrativa!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais