Pesquisar no blog

Concurso Polícia Federal: Candidato entra a favor da prova!

icone calendario 17 maio 2021

A AGU (Advocacia-Geral da União) entrou nos processos de pedido de suspensão da prova do concurso PF . Também, um candidato entrou com pedido favorável para a realização do concurso público.

O Advogado, José Moura Neto, fez uma live nesse domingo, 16 de maio, em seu Instagram para explicar os processos do caso.

A Advocacia se manifestou, segundo Neto, no sábado de manhã e alegou “prevenção” entre a ação popular atual e uma ação popular que está em processo desde fevereiro, em São Paulo.

O jurista disse não haver uma “prevenção”, já que as causas são diferentes. A primeira, impugnava o edital.

De acordo com o Advogado, os prazos são diferentes também. A atual ação popular pede suspensão até a situação da pandemia se amenizar, enquanto a primeira ação, pede suspensão por tempo indeterminado.

Suspensão do concurso PF

Como é uma ação popular, Moura Neto explica que qualquer um pode entrar com ação contra ou a favor do concurso público .

O candidato que entrou com recurso favorável à realização do certame, alega que a suspensão pode acarretar grave lesão à economia pública.

O Advogado já disse que vai lutar pelo adiamento do concurso, inclusive pela anulação da prova da PRF. Além disso, um argumento a favor dele é de que uma candidata pegou coronavírus após a prova da Polícia Rodoviária Federal.

Além disso, candidatos diversos se manifestam nas redes sociais usando a hashtag “AdiaPF”. Vários candidatos são a favor da suspensão e do adiamento da prova.

O argumento é de que um concurso realizado agora, causaria caos e desorganização nas situações sanitárias atuais.

MPF pede suspensão do concurso

O Ministério Público Federal entrou na briga pelo adiamento do certame da PF. Além disso, intimou a banca organizadora, o Cebraspe.

Isso porque, o Cebraspe também é responsável por organizar a prova da PRF, e o MPF quer explicações sobre a desorganização da última prova envolvendo as questões sanitárias.

O MPF entra no caso depois do jurista José Moura Neto, protocolar a ação com diversos relatos e denúncias de candidatos sobre a prova da PRF. E com ação favorável ao cancelamento do concurso .

O documento do MPF foi assinado pelo procurador da República, Oscar Costa Filho.

Edital e Cronograma do concurso divulgados

A PF confirmou um novo edital com o cronograma e data de publicação dos locais das provas. O exame segue confirmado para realização no dia 23 de maio.

Além disso, os locais das provas serão divulgados no dia 18/05, no site do Cebraspe. Com exceção apenas do cargo de Delegado, com prova de duração de 3h30m, os demais cargos terão provas com duração de 4h30m.

O exame discursivo terá duração de 5h. Confira abaixo as datas confirmadas pela Polícia Federal:

  • Prova Objetiva e Discursiva – 23/05/2021;
  • Gabarito Preliminar e Padrão Preliminar das provas – 25/05/2021 às 19h;
  • Prazo para recursos – 26 e 27/05/2021;
  • Resultado Final da Prova Objetiva – 11/05/2021;
  • Resultado Final da Prova Discursiva e convocação para Teste de Aptidão Física – 29/06/2021;
  • Aplicação do Teste de Aptidão Física – 3 e 4/07/2021
  • Resultado do TAF, convocação para FIC e Avaliação Médica – 23/07/2021;
  • Realização da Avaliação Médica (presencial) – 7 e 8/08/2021;
  • Aplicação da Prova Oral (Delegado) – 23 e 24/10/2021;
  • Aplicação da Prova Prática (Escrivão) – 24/10/2021;
  • Resultado Final e convocação para o Curso de Formação – 21/12/2021.

Provas concurso PF

As provas serão aplicadas nas 26 capitais, além do Distrito Federal. O Cebraspe juntamente com a PF deverá encontrar um jeito de contornar a questão da pandemia e realizar as aplicações das avaliações seguindo todas as medidas sanitárias.

A primeira fase será de caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva contará com 120 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos, de acordo com o cargo específico.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: 734 vagas solicitadas para área administrativa!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais