Pesquisar no blog

Concurso PF: Dino confirma o pedido para convocar 201 excedentes!

Iago Almeida

icone calendario 10 maio 2023

Boa notícia, concurseiros! O Ministro Flávio Dino confirmou que foi enviado um pedido para a convocação de 201 excedentes aprovados no concurso PF de 2021! Veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Concurso PF: haverá convocação de excedentes?

Sendo assim, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, confirmou que enviou um pedido para convocação de excedentes do concurso da Polícia Federal.

Segundo o Ministro, no total, houve a solicitação de convocação de mais 201 aprovados na seleção que aconteceu em 2021. Veja a distribuição:

  • Delegado da Polícia Federal – 30 vagas
  • agente da Polícia Federal – 90 vagas
  • escrivão da Polícia Federal – 81 vagas

Então, a informação, confirmada pelo ministro nesta terça-feira, 9 de maio, aconteceu durante audiência pública da Comissão de Segurança Pública (CSP).

Vale destacar que o pedido teve protocolo publicado no dia 5 de abril; agora, é aguardado um aval da ministra Esther Dweck, responsável pelo Ministério da Gestão e Inovação.

Dino explicou que o quantitativo se limitou a 201 aprovados pela questão orçamentária. Ao todo, 1.200 aguardam convocação para o curso de formação.

“O quantitativo de 201 aprovados se refere ao total que conta com previsão orçamentária, eu não posso ultrapassar o orçamento”, citou o ministro.

Ademais, a validade do concurso termina no dia 15 de setembro, após prorrogação, e não poderá haver mais nenhuma prorrogação. Por isso as convocações devem acontecer em breve!

“Nós estamos agora (…) já autorizei a prorrogação do concurso que estava vigente e encerrando agora, da policia (PF), de maneira que vamos chamar mais servidores excedentes, para que a gente recomponha o nosso quadro a partir das necessidades; do mapeamento que fizemos de lotação”, disse o diretor-geral da corporação, Andrei Augusto Rodrigues.

Concurso Polícia Federal: Vagas oferecidas no último certame

Sendo assim, foram ofertadas 1.500 vagas, exigência de nível superior no último concurso da PF, distribuídas da seguinte forma:

  • Agente de Polícia: 893 vagas
  • Escrivão de Polícia: 400 vagas
  • Papiloscopista Policial Federal: 84 vagas
  • Delegado de Polícia: 123 vagas

Além disso, os aprovados serão remunerados com salários iniciais que variam de R$ 12,5 mil a R$ 23,6 mil + benefícios.

Ministro fala sobre a possibilidade de um novo edital

Apesar da validade do último concurso da Polícia Federal ter sido prorrogada, uma nova seleção deve surgir neste ano de 2023.

Assim, isso porque o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, citou que o presidente Lula está querendo novos editais na corporação.

“A posição do Ministério da Justiça é da prorrogação da validade do concurso existente e o presidente Lula já enfatizou que quer fazer novos concursos para a Polícia Federal”, disse ele.

Ademais, o ministro continuou, informando que não tinha mais nada para anunciar sobre o assunto, mas terminou dizendo “os dois temas estão a sério na nossa pauta e vamos avançar”.

Por fim, vale destacar que o tema relacionado é referente ao reajuste de salário dos servidores da área de Segurança Federal. 

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: 734 vagas solicitadas para área administrativa!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais