Pesquisar no blog

Concurso PF: Nomear até 100% do número de vagas, diz ministro!

icone calendario 10 nov 2021

Ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou que que é viável chamar até 100% a mais da quantidade de vagas que foram ofertadas no último concurso PF .

Vale ressaltar que o certame ofertou 1.500 oportunidades em 2021.

Na última segunda-feira, os aprovados no certame da Polícia Federal se encontraram com Jair Bolsonaro para poderem discutir sobre as convocações dos aprovados no certame de 2021. Além disso, também entrou em pauta o decreto n. 9.739/19, que eliminou cerca de 900 aprovados.

Nesta conversa, Bolsonaro ligou para o Ministro Torres, que afirmou:

Presidente, já pedimos autorização a Economia para chamar até 100% do número de vagas. O que está muito difícil superar são os 100% do número de vagas.” E ao ser questionado se o problema das nomeações era a Economia, o Ministro justificou que a dificuldade era “pela economia e pela legislação. A gente soltou um concurso para 1.500 vagas. Chamar até 3.000 é extremamente viável. Mais que 3.000 é bastante difícil”.

Sobre a questão do decreto que prejudicou quase mil aprovados, Bolsonaro afirmou que reavaliará a legislação.

PF tem mais de 6 mil cargos vagos

De acordo com informações da Fenapef, mais de 6 mil cargos dentro da estrutura da Polícia Federal estão vagos.

Daí surge a necessidade de convocar todos os 100% de candidatos excedentes do concurso PF. O problema é que os primeiros 25% podem ser chamados sem autorização do Governo Federal, mas os outro 75% precisam de um aval presidencial.

A Fenapef ainda ressaltou que seria mais prático utilizar o cadastro de reserva formado em 2021 do que realizar um novo concurso, que demoraria mais tempo para chegar às contratações, além de ser mais custoso para o Governo.

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Boudens, disse que a convocação dos excedentes não comprometeria o desempenho da Polícia Federal e que “teremos uma economia muito grande, tanto de esforços quanto de recursos.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: Prorrogação de edital e nova solicitação para o administrativo!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais