Concurso PF: Senado aprova Medida Provisória que extingue cargos comissionados!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 18 jun 2020

Após aprovação da Medida Provisória 918/2020, pelo Senado Federal, o concurso PF (Polícia Federal) poderá ter mudanças nas carreiras.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Como Fazer uma Revisão!

Você receberá dicas de como fazer uma Revisão Ideal para intensificar ainda mais seus estudos!!

MP aprovada no concurso PF

Foi aprovada pelo Senado Federal, a Medida Provisória 918/2020 da Polícia Federal. A MP cria funções de confiança e extingue cargos comissionados na corporação.

No mês de maio, a proposta já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados. A Medida Provisória precisava ter seu texto votado no Senado Federal, até o dia 01 de junho, para não perder a validade.

O texto da proposta foi aprovado sem emendas. E, por isso, não haverá a necessidade de sansão presidencial (geralmente esse é o próximo passo após passar pelo Senado). Agora, será encaminhada para promulgação.

A aprovação dessas mudanças nas carreiras internas da Polícia Federal, poderá ser um avanço nas tratativas da autorização do concurso PF, já que um dos entraves para o certame pode ser essa questão da reestruturação.

A MP transforma cargos comissionados em funções comissionadas destinadas à Polícia Federal. Dessa maneira, as funções serão de cunho privativo aos servidores.

Nova-PF

O relator da Medida Provisória, foi Aluísio Mendes (PSC-MA), destacando que a proposta irá profissionalizar a Polícia Federal, e com ela:

  • Transformará 281 cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS), alocados na Polícia Federal, em 338 Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE), e 6 Funções Gratificadas (FG);
  • Criará 45 Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE) e 471 Funções Gratificadas (FG).

O impacto da MP para o governo será de aproximadamente R$ 7,9 milhões em 2020. O provimento tem previsão para acontecer a partir do mês de janeiro de 2021, e no decorrer dos próximos anos.

Presidente da FenaPEF fala dos impactos da MP no concurso PF

O presidente da FenaPEF (Federação Nacional dos Policiais Federais), Luís Boudens, falou se haverá algum impacto da Medida Provisória no concurso da Polícia Federal.

De acordo com Boudens, a aprovação da Medida Provisória não impacta novas contratações e, tampouco, os preparativos para a realização de novos concursos.

“Não. Tem o impacto calculado, mas não aumenta despesa porque haverá apenas remanejamento interno de verbas”.

Vale ressaltar, que a Polícia Federal, até o momento, não confirmou o envio de uma nova demanda em 2020 para o Ministério da Economia. O prazo foi encerrado no dia 31 de maio. E, portanto, segue sendo considerado a demanda enviada em 2019.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal 2020: Edital irá ofertar 2 mil vagas na área Policial!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais