Pesquisar no blog

Concurso PM AL: Cronograma para o cargo de Oficial é retomado!

icone calendario 24 jan 2022

Novidades sobre o concurso PM AL ! Foi publicado o documento que anuncia que o processo seletivo é retomado. Ademais, a decisão é válida apenas para Oficial, de forma que a seleção para Soldado continua suspensa.

Na última sexta-feira, 21 de janeiro, foi publicado por meio do Diário Oficial do Estado o comunicado referente à retomada do concurso da Polícia Militar de Alagoas para o cargo de Oficial. Ademais, a seleção para a carreira de Soldado segue suspensa.

Além disso, o documento anuncia que em breve serão publicados os resultados finais da Prova Discursiva e a convocação para a etapa de Teste de Aptidão Física tanto por meio do Diário Oficial quanto no site da banca organizadora, o Cebraspe .

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso PM AL: seleção retomada

Portanto, o juiz da 18ª Vara Cível da Capital, Manoel Cavalcante, determinou que o concurso PM AL para o cargo de Oficial deveria ser retomado. Isso porque a Defensoria Pública do Estado (DPE AL) realizou um pedido para que o concurso prosseguisse.

É igualmente importante relembrar que o concurso público foi cancelado no mês de setembro de 2021 por conta de fraudes realizadas durante as avaliações. Ademais, outros concursos no estado também foram suspensos para investigações.

Além disso, segundo a DPE AL foi precipitada a decisão da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) de cancelar a seleção, uma vez que isso prejudicou uma grande quantidade de candidatos.

Sendo assim, uma vez que aqueles que realizaram as fraudes foram identificados, Manoel Cavalcante acredita que não é justificável que o concurso siga cancelado, prejudicando aqueles que não cometeram nenhuma irregularidade.

Ademais, vale mencionar que o representante da Seplag, por meio de suas redes sociais, anunciou que acataria a decisão do juiz. Sendo assim, confira o documento publicado na última sexta-feira:

Concurso PM AL: panorama geral

Em suma, o concurso da Polícia Militar de Alagoas oferece 1.060 oportunidades de nível médio, sendo 1.000 para Soldado e 60 para Oficial. Ademais, vale frisar que a seleção para Soldado segue suspensa.

Além disso, as remunerações dos aprovados no processo seletivo, após o Curso de Formação, possuirão os valores de R$ 4.250,06 para Soldado e R$ 8.099,94 para Oficial.

É igualmente importante mencionar que o concurso público contou com 67.884 inscrições, das quais 61.455 foram para Soldado e 6.429 foram para Oficial.

Ademais, para concorrer aos cargos contemplados pelo concurso é preciso que os candidatos possuam entre 18 e 30 anos e tenham altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Quais são as etapas avaliativas?

Por fim, é essencial lembrar que os candidatos do concurso PM AL passarão, ao todo, pelas etapas avaliativas a seguir:

  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Teste de aptidão física;
  • Avaliação médica das condições de saúde e psicológica;
  • Apresentação e comprovação documental;
  • Investigação social;
  • Exame toxicológico.

Ademais, os candidatos ao cargo de Oficial já passaram por algumas dessas etapas e não precisarão refazê-las, de forma que a convocação para o TAF deve acontecer em breve.

Por outro lado, é importante que os candidatos do concurso PM AL para Soldados saibam que as avaliações para essa carreira deverão ser repetidas. Entretanto, as datas para que isso aconteça ainda não foram reveladas.

Nesse sentido, com o andamento das informações para o cargo de Oficial, é possível que novidades sejam anunciadas em breve também para a carreira de Soldado, para que o concurso público dê andamento de forma efetiva.

Saiba mais sobre o Concurso PM AL: Provas remarcadas para o próximo ano!
Acompanhe nossas

redes sociais