Concurso PM AL: Autorizado novo edital ofertando 1.060 vagas para Soldado e Oficial!

O governador de Alagoas, Renan Filho, voltou a confirmar a realização do novo concurso PM AL em 2021. Em vídeo divulgado nas suas redes sociais, o chefe do estado afirma que as vagas serão para provimento efetivos, e não temporárias. "Voltando aqui para esclarecer uma questão que estão me fazendo aqui pelas redes sociais, se haverá con...

Status do concurso: Previsto

Materiais disponíveis

e-Book Grátis para Você!

Guia Plano de Estudos Passo a Passo. Receba Agora!

O governador de Alagoas, Renan Filho, voltou a confirmar a realização do novo concurso PM AL em 2021. Em vídeo divulgado nas suas redes sociais, o chefe do estado afirma que as vagas serão para provimento efetivos, e não temporárias.

“Voltando aqui para esclarecer uma questão que estão me fazendo aqui pelas redes sociais, se haverá concurso para policial militar temporário, o concurso que haverá em 2021 será para policial militar efetivo”, salientou o governador.

Segundo informações do governador de Alagoas, Renan Filho, o edital do concurso PM AL está com os preparativos avançados. Dessa maneira, é previsto pelo chefe de estado que o certame tenha seu documento publicado no primeiro semestre de 2021.

Realização do concurso PM AL

Foi concedido pela PGE AL (Procuradoria Geral do Estado de Alagoas), o aval para a realização do novo concurso PM AL para os cargos de Soldado e Oficial. Dessa maneira, está confirmado que o edital sairá em 2021.

De acordo com informações da PGE AL, o concurso PM AL se adequa ao Plano Plurianual, à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e à LOA (Lei Orçamentária Anual). Com isso, tem reserva financeira para a divulgação do edital.

Está oficialmente autorizado, o novo concurso PM AL para os cargos de Soldado e Oficial. O aval do governador de Alagoas, Renan Filho, foi concedido em edição extra do Diário Oficial do Estado de Alagoas. A previsão é que o edital seja publicado nos próximos meses.

Antes mesmo dos despachos serem divulgados, o governador Renan Filho veio por meio das suas redes sociais confirmar, em vídeo, a autorização para o novo concurso PM AL.

Também foi confirmado pelo governador, mais de 4.000 vagas para vários órgãos e secretarias. No concurso PM AL (Polícia Militar de Alagoas), serão ofertadas 1.060 vagas distribuídas pelos seguintes cargos:

  • Soldado: 1.000 vagas;
  • Oficial: 60 vagas.

Vagas do concurso PM AL

A promessa para a realização do novo concurso PM AL para as carreiras de Soldado e Oficial, está mantida. O governador de Alagoas, Renan Filho, voltou a falar sobre o certame e mencionou o quantitativo de vagas previsto.

Durante a posse do novo secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, o chefe do executivo disse que haverá a integração das forças policiais, sendo esta uma das ferramentas para combater o crime no Estado de Alagoas.

“Essas são duas medidas fundamentais para o avanço da qualidade da Segurança Pública nos próximos anos: mil novos policiais, que estão na fase final de formação nesse momento, e um concurso para mais mil novos policiais a ser aberto esse ano”, relatou Renan Filho.

Dessa maneira, o governador de Alagoas prevê que serão oferecidas, pelo menos, 1.000 vagas na Polícia Militar de Alagoas, podendo ser mais.

A distribuição das vagas ainda será confirmada oportunamente. Mas, é especulado que possam ser ofertadas 1.060 vagas no total, sendo 1.000 vagas para Soldados e 60 vagas para Oficiais.

Sobre a Polícia Militar de Alagoas, Sérgio Figueiredo falou sobre os requisitos exigidos. No limite de idade, é confirmado que o máximo será de 30 anos, como já era previsto.

O concurso PM AL terá oportunidades para a carreira de Soldado, que tem exigência do nível médio completo e idade entre 18 anos e 30 anos. Além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m para candidatas do sexo feminino. Já para o cargo de Oficial, é necessário ter o nível superior em qualquer área.

Salários e benefícios PM AL

O salário ofertado pela PM AL é de R$ 3.744,47 para o cargo de Soldado Combatente.

Durante o Curso de Formação, porém, o soldo se dá por meio de uma bolsa no valor de R$ 1.453,14.

Diretoria solicita vagas na Saúde no concurso PM AL

Foi enviado pela Diretoria de Saúde da Polícia Militar de Alagoas, um pedido ao comandante-geral da corporação para que solicitasse ao governador a inclusão de vagas para cargos da área da Saúde no concurso PM AL.

O documento traz ainda a distribuição desse pedido, que solicita 51 vagas nos cargos de Oficial de Saúde e Especialistas.

Quadro de Oficiais de Saúde

  • Oficial Médico Ortopedista: 02 vagas;
  • Oficial Médico Cardiologista: 01 vaga;
  • Oficial Médico Psiquiatria: 04 vagas;
  • Oficial Médico Urologista: 04 vagas;
  • Oficial Médico Ginecologista: 02 vagas;
  • Oficial Médico Neurologista: 02 vagas;
  • Oficial Médico Pneumologista: 02 vagas;
  • Oficial Médico Dermatologista: 02 vagas;
  • Oficial Médico Reumatologista: 02 vagas;
  • Oficial Médico Clínico Geral: 04 vagas;
  • Oficial Farmacêutico: 02 vagas;
  • Oficial Terapeuta: 01 vaga;
  • Oficial Enfermeiro: 08 vagas;
  • Oficial Psicólogo: 02 vagas;
  • Oficial Veterinário: 04 vagas.

Quadro de Oficiais Especialistas

  • Oficial Capelão Católico: 01 vaga;
  • Oficial Capelão Evangélico: 01 vaga;
  • Oficial Assistente Social: 05 vagas.

No mesmo memorando, a diretoria ainda informa que apenas 28 cargos estão preenchidos atualmente. Inclusive, a maioria está zerada sem nenhum provimento.

Também chama a atenção o fato de algumas carreiras estarem sinalizadas com seus últimos provimentos em 1992 e 2006, quando ocorreram seus últimos certames .

Ainda é mencionado no documento, o fato da Polícia Militar de Alagoas estar entre as principais corporações na taxa de suicídio e com altos índices de afastamento para tratamento de saúde.

Requisitos básicos para ser um Praça da PM AL

  • Ser brasileiro;
  • Na data da matrícula ter concluído a última série do ensino médio ou equivalente, com certificado de conclusão ou equivalente devidamente registrado e reconhecido pela Secretaria de Educação ou outro órgão competente;
  • Idade compreendida entre 18 anos, na data do ingresso no curso de formação, e 30 anos, na data da publicação deste edital;
  • Ter altura mínima de 1,65m se do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino;
  • Ter aptidão física e intelectual, comprovada por exames específicos;
  • Ter sanidade física e mental, comprovada por exames específicos;
  • Possuir bons antecedentes, comprovados por Certidões de antecedentes criminais da Justiça Federal, da Justiça Estadual, da Justiça Eleitoral e da Polícia Judiciária da(s) jurisdição(ões) onde residiu nos últimos cinco anos, obedecida a validade do próprio documento;
  • Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Não ter sido julgado incapaz ou inválido para o serviço ativo das Forças Armadas ou Forças Auxiliares;
  • Não ter sido desligado por motivos disciplinares de estabelecimento de ensino militar, policial militar, policial civil, policial federal ou bombeiro militar;
  • Não estar exercendo nem ter exercido atividades prejudiciais ou perigosas à Segurança Nacional;
  • Ser aprovado, dentro do número de vagas oferecidas neste concurso, observado o prazo de validade do certame;
  • Possuir conduta ilibada;
  • Ser habilitado para conduzir veículos automotores, no mínimo na categoria B, ou provisória para esta categoria.

Atribuições de um Soldado da PM AL

Durante o curso de Formação: exercer atividade estudantil, em regime de internato e(ou) semi-internato, em dedicação integral e exclusiva, exercendo as demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, conforme o Regulamento do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Manual do Aluno do CFP/PMAL e diretrizes de ensino da Diretoria de Ensino da PMAL;

Após o curso de Formação: exercer atribuições inerentes ao Soldado Combatente, com atribuições e deveres, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes, participando e promovendo a segurança pública por meio de execuções em ações e operações policiais militares. Para tanto, a atuação do Soldado Combatente compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras: executar o policiamento ostensivo fardado, reservado e velado; assessorar os comandantes de guarnição; executar o serviço de sentinela das guardas de: quartel, em estabelecimentos prisionais e nas assessorias militares; participar de ações e operações policiais; auxiliar e secretariar no desenvolvimento de processos e procedimentos administrativos da Polícia Militar; comandar guarnição de policiamento ostensivo fardado, reservado ou velado, na ausência de oficial e(ou) graduado para tal, obedecida a antiguidade hierárquica; auxiliar a parte administrativa das Unidades Operacionais; executar o serviço de motorista de viaturas operacionais e administrativas e de patrulheiro; pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais, previstos em leis e regulamentos da Polícia Militar de Alagoas;

Condições Gerais: trabalhar em contato cotidiano com o público, em equipe, sob supervisão, em ambiente de trabalho que pode ser fechado, a céu aberto ou em veículos, em horários diversos (diurno, noturno e em rodízio de turnos); atuar em condições de pressão e de risco de morte em sua rotina de trabalho; d) realizar atividades de segurança contra incêndio e pânico; e) realizar serviços de limpeza e manutenção de dependências, viaturas, materiais e equipamentos; f) realizar serviços administrativos, tais como: auxiliar de serviços gerais; auxiliar de tesouraria e finanças; auxiliar de aprovisionamento; auxiliar de almoxarifado; auxiliar de serviço de manutenção; auxiliar de arquivo; auxiliar de serviço de inteligência; digitador; armeiro; auxiliar de relações públicas; e outros serviços inerentes à atividade administrativa que sejam determinados pelos superiores hierárquicos; cumprir todas as leis, decretos, normas e regulamentos aplicados a PMAL

Último concurso PM AL

O último concurso PM AL aconteceu no ano de 2018, sob responsabilidade do Cebraspe. Na época, foram ofertadas 500 vagas para o cargo de Soldado Combatente, de nível médio.

⇒ Confira o edital completo do último concurso!

Provas

Os candidatos ao concurso Polícia Militar AL eram classificados mediante provas objetivas.

A prova objetiva foi composta de 120 questões, para marcação de C para Certo ou E para Errado.

Além disso, houve um Teste de Aptidão Física com os seguintes exercícios:

  • Abdominal supra tocando os cotovelos nos quadríceps;
  • Barra Fixa/isometria;
  • Corrida de ir e vir (shuttle run);
  • Corrida de 2.000m para homens e 1.800m para mulheres;
  • Natação de 25 metros em piscina.

O conteúdo programático era composto de:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • História Geral, do Brasil e de Alagoas;
  • Geografia Geral, do Brasil e de Alagoas;
  • Atualidades;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Noções de Direitos Humanos;
  • Legislação Pertinente ao Policial Militar de Alagoas;
  • Matemática.

Histórico de Notícias

13/01/2021

Concurso PM AL: AUTORIZADO! Edital terá 1.060 vagas para Soldado e Oficial!

O governador de Alagoas, Renan Filho, autorizou o novo concurso PM AL. Edital com 1.060 vagas para Soldado e Oficial, pode ser publicado no mês de abril!

Continuar lendo
12/01/2021

Concurso PM AL: Governador garante edital ofertando 1.000 vagas. Confira!

O governador de Alagoas, Renan Filho, garantiu que o concurso PM AL para os cargos de Soldado e Oficial, terá edital ofertando 1.000 vagas.

Continuar lendo
08/01/2021

Concurso PM AL: PGE concede parecer favorável para edital de Soldado e Oficial!

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas, concedeu parecer favorável para a realização do novo concurso PM AL (Polícia Militar de Alagoas) no ano de 2021.

Continuar lendo
18/12/2020

Concurso PM AL: Governo reúne com banca organizadora; edital em 2021!

O governo de Alagoas, e a banca organizadora se reúnem no dia 18 de dezembro, para discutir os preparativos do concurso PM AL (Polícia Militar de Alagoas).

Continuar lendo
15/12/2020

Concurso PM AL: Secretaria confirma cargos que serão ofertados no novo edital!

Confirmado pelo secretário de Gestão e Patrimônio da SEPLAG, Sério Figueiredo, os cargos que serão ofertados no novo concurso PM AL.

Continuar lendo
10/12/2020

Concurso PM AL: Diretoria solicita 51 vagas na área da Saúde no novo edital!

Foi solicitado pela Diretoria de Saúde da Polícia Militar de Alagoas, que sejam ofertadas vagas de Oficiais e Especialistas no novo concurso PM AL.

Continuar lendo
02/12/2020

Concurso PM AL: Governador informa que edital está com preparativos avançados!

Foi anunciado pelo governador Renan Filho, que o edital do concurso PM AL está com os preparativos avançados e sairá no primeiro semestre de 2021.

Continuar lendo
01/12/2020

Concurso PM AL: Governador realiza reunião para debater cronograma!

Foi anunciado pelo governador de Alagoas, Renan Filho, que irá realizar uma reunião no dia 01 de dezembro, para discutir o cronograma do concurso PM AL.

Continuar lendo
27/11/2020

Concurso PM AL: Governador assegura divulgação do edital em 2021!

Após rumores sobre uma possível contratação temporária, o governador Renan Filho, garante a publicação do edital para efetivos no concurso PM AL.

Continuar lendo
02/10/2020

Concurso PM AL: Governador informa que novo edital está previsto para 2021!

Foi informado pelo governador de Alagoas, Renan Filho, que o concurso PM AL (Polícia Militar de Alagoas) terá edital divulgado no ano de 2021.

Continuar lendo
05/08/2020

Concurso PM AL: Governador informa que edital será publicado pós-pandemia!

Foi informado pelo governador de Alagoas, Renan Filho, que o edital do concurso PM AL (Polícia Militar de Alagoas) será publicado nos próximos meses.

Continuar lendo
18/10/2019

Concurso PM AL: Convocação de aprovados a partir do mês de janeiro!

Os candidatos aprovados no concurso PM AL (Polícia Militar de Alagoas) realizado em 2018, serão convocados a partir do mês de janeiro de 2020.

Continuar lendo
24/07/2018

Concurso PM-AL 2018: Inscrições para Soldado Combatente encerram hoje (24)!

Concurso PM-AL 2018: São 500 vagas ofertadas para o cargo de Soldado Combatente, com a exigência de nível médio completo e salários de R$ 3,7 mil!

Continuar lendo
12/06/2018

Concurso PM-AL 2018: Cebraspe é organizadora e edital em alguns dias!

Concurso PM AL: O certame terá oferta de 500 vagas para o cargo de Soldado, com exigência de nível médio e salários iniciais de R$ 3,5 mil! Edital em abril!

Continuar lendo
30/08/2017

Concurso PM AL: Últimas horas de inscrições com 1.000 vagas para nível médio!

O certame oferece 1.000 vagas, mais cadastro de reserva, para o cargo de Soldado Combatente, com exigência de nível médio e salários de até R$ 3 mil!

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais