Pesquisar no blog

Concurso PM AM: Candidatos poderão realizar a prova em outros estados e municípios

icone calendario 21 jan 2022

Atenção, candidatos do concurso PM AM ! É possível que as provas da nova seleção precisem ser aplicadas em outros municípios e estados, a depender da quantidade de inscrições. Ademais, as provas objetivas acontecerão no dia 6 de fevereiro.

Uma 2ª retificação do edital do concurso da Polícia Militar do Amazonas foi publicada e fez com que muitos candidatos se preocupassem quanto ao local de provas. Isso porque existe a possibilidade de que as aplicações precisem acontecer em outras cidades e estados.

Além disso, tal possibilidade existirá se o número de inscritos no processo seletivo for maior do que a oferta de lugares para a realização das provas no momento.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso PM AM: panorama geral

Primeiramente, vale destacar que o concurso PM AM recebeu inscrições até o último dia 4 de janeiro por meio do site da FGV , organizadora. Ademais, são ofertadas 1.320 oportunidades de níveis médio e superior para os cargos de Aluno Soldado e Aluno Oficial, respectivamente.

Sendo assim, confira a distribuição entre as carreiras contempladas:

  • Aluno Oficial – 320 vagas nível superior;
  • Aluno Soldado – 1.000 vagas de nível médio.

Além disso, as remunerações a serem recebidas pelos aprovados no concurso público possuem o valor de R$ 2.657,28 para Aluno Soldado e de R$ 7.180,34 para Aluno Oficial.

Ademais, é importante mencionar que para concorrer ao cargo de Aluno Soldado é preciso que os candidatos possuam entre 18 e 35 anos. Entretanto, para Aluno Oficial, não é exigida idade máxima para os candidatos que já são Praça.

“Os Praças do Quadro da PMAM poderão prestar concurso, sem limite de idade, para o ingresso nos Quadros de Oficiais Policiais Militares (QOPM), nos termos do § 2º do Art. 29 da Lei Estadual nº 3.498 de 19 de Abril de 2010”, diz uma das retificações do edital.

Onde serão aplicadas as provas?

É igualmente importante lembrar que, de acordo com o edital do concurso da Polícia Militar do Amazonas, as avaliações serão aplicadas nas cidades de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Parintins, Tabatinga e Tefé.

No entanto, de acordo com a nova retificação, é possível que os concurseiros precisem realizar as provas também em outras cidades ou até mesmo estados, a depender da quantidade de inscrições na seleção.

Concurso PM AM: como serão as provas?

Ademais, é essencial que os candidatos do concurso PM AM saibam que, durante a seleção, serão avaliados por meio das etapas avaliativas abaixo:

  • Prova Objetiva;
  • Avaliação Médica;
  • Exame de Aptidão Física;
  • Avaliação Psicológica;
  • Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social;
  • Entrega de Documentos;
  • Avaliação de Títulos (para Oficial).

Além disso, a aplicação das provas objetivas já está programada para o dia 06 de fevereiro de 2022, quando os inscritos para o cargo de Soldado deverão responder a 60 questões e os candidatos ao cargo de Oficial, 80.

Provas de concursos podem ser suspensas pelo TCE AM

Por fim, também é de extrema importância mencionar que o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE AM) recebeu uma representação, no último dia 18, que argumenta que as avaliações dos concursos públicos do estado deveriam ser suspensas.

Ademais, a representação se refere aos concursos para o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Segurança Pública, que contarão com provas no próximo mês.

Isso porque, de acordo com o documento, existe um grande risco de contaminação da variante da Covid-19, Ômicron, levando em consideração que o estado conta com 22.771 casos registrados.

Nesse sentido, o presidente do TCE AM, Érico Desterro, frisou que a representação será enviada ao relator para que seja realizada uma análise da medida cautelar.

Saiba mais sobre o Concurso PM AM: Edital publicado com 1.350 vagas de níveis médio e superior!
Acompanhe nossas

redes sociais