Pesquisar no blog

Concurso PM BA: Divulgado os gabaritos preliminares da prova!

icone calendario 21 jan 2020

Foram publicados os gabaritos provisórios e os cadernos de provas do concurso PM BA (Polícia Militar da Bahia).

⇒ Confira os gabaritos provisórios da prova objetiva do concurso PM BA! ⇐

⇒ Confira os gabaritos provisórios da prova objetiva do concurso Bombeiros BA! ⇐

Gabaritos da prova do concurso PM BA

Foi divulgado o gabarito preliminar do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia. As respostas e cadernos de provas, foram disponibilizados no site da banca organizadora, IBFC .

O candidato que não estiver de acordo com as respostas divulgadas pela banca organizadora, poderá entrar com pedido de recurso. As contestações serão recebidas a partir das 09 horas do dia 21 de janeiro até às 19 horas do dia 22 de janeiro de 2020.

Para realizar o pedido, é necessário acessar o site do IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação). Os participantes deverão se atentar aos detalhes do edital para o recurso não ser indeferido.

Será preciso argumentar e fundamentar a solicitação. É recomendado ainda que o candidato seja claro, consistente e objetivo. Os recursos serão aceitos somente pela internet, sendo qualquer outro tipo de envio desconsiderado para análise.

As provas objetivas do certame foram aplicadas no dia 19 de janeiro, sendo composta por 80 questões, mesclando por disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, além da Redação, aplicada no mesmo dia.

Segundo o diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, Robson Carvalho, as provas transcorreram normalmente nessa etapa do concurso, em todo estado, sendo que o exame foi composto por 50 questões de Conhecimentos Gerais e 30 questões de Conhecimentos Específicos.

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico Matemático;
  • História do Brasil;
  • Geografia do Brasil;
  • Atualidades;
  • Informática.

Conhecimentos Específicos

  • Direito Constitucional;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Penal;
  • Igualdade Racial e de Gênero;
  • Direito Penal Militar.
Nova-pmba

Saeb deverá ser notificada e concurso PM BA suspenso

Mesmo com as aplicações das provas, o futuro do concurso PM BA segue incerto. O Ministério Público do Estado da Bahia solicitou a suspensão, alegando que o edital de abertura traz exigências absurdas.

Antes mesmo da realização das provas, a administração do certame se pronunciou a respeito e disse ainda não ter sido notificada. Entretanto, informou que a possível decisão pedia a suspensão da seleção apenas após a realização das provas, que aconteceram em sua normalidade.

A decisão foi da desembargadora, Dinalva Gomes Pimentel. Em seu pronunciamento, a administração informou que a decisão não afeta esta etapa das provas. Ainda é informado, que assim que notificada a respeito da referida decisão judicial, a Saeb irá informar à Procuradoria Geral do Estado, que adotará as medidas cabíveis.

Entre os argumentos utilizados na ação proferida, está que os editais:

“Violam os direitos dos candidatos, bem como os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, razoabilidade, proporcionalidade, isonomia e igualdade de gênero, uma vez que há exigência de exames invasivos para as candidatas, o que não acontece com os concursados homens”.

Em nota oficial, a Saeb informou que as provas do certame registraram 20,7% de abstenções. Esses faltosos são automaticamente eliminados do concurso. A prova foi aplicada na cidade de Salvador e em outros seis municípios baianos, com caráter eliminatório e classificatório.

As outras etapas serão avaliação psicológica, exames médicos-odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação, investigação social, e o curso de formação. As contratações serão pelo regime estatutário.

» Prepare-se para o concurso PM BA + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PM BA: Edital publicado com 2 mil vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais